Publicado em: quarta-feira, 07/12/2011

Dengue reduziu 81% neste ano no Alagoas

A Secretaria de estadão da Saúde (Sesau) do Alagoas divulgou nesta terça-feira os números dos casos confirmados da dengue neste ano. Até o dia 30 de novembro, o estado registrou 10.277 casos, apontando uma redução de 81% em relação ao mesmo período analisado de 2010, quando haviam 53.6242 casos da doença.

Na segunda-feira (5), o Ministério da Saúde emitiu um documento que indicava que 48 municípios brasileiros apresentam alto risco de possui uma epidemia de dengue em 2012. O Alagoas tem algumas cidades que fazem parte do alerta. Para evitar que a doença faça novas vítimas, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica alertou os gestores municipais da região metropolitana de Maceió para ficarem alertas à doença.

O alerta indica que as ações educativas realizas pelos agentes de saúde junto aos moradores sejam intensificados, assim como os mutirões de limpeza que buscam identificar e acabar com os focos de reprodução do mosquito. A superintendente da Vigilância em Saúde, Sandra Canuto, disse que estas atividades foram as responsáveis pela redução de casos registrados neste ano.

“Estamos fechando o ano de 2011 com um saldo positivo, mostrando que nosso trabalho surtiu efeito. No entanto, nem por isso podemos esmorecer na luta contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que se prolifera em locais com água limpa e parada. Ainda temos que qualificar mais o atendimento destinado aos pacientes com suspeita de dengue que procuram as unidades básicas de saúde, para que sejam atendidos com eficiência”, afirmou Sandra.