Publicado em: terça-feira, 16/04/2013

Dengue: 11 Estados já confirmados com casos da doença

Dengue: 11 Estados já confirmados com casos da doençaO Ministério da Saúde divulgou que os estados Acre, Rondônia, Amazonas, Tocantins, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e Goiás concentram 74,5 % dos casos de dengue no país no primeiro trimestre de 2013.

Em relação ao ano passado, de acordo com o governo, houve queda de 5% nos casos graves, porém em 2013 os casos suspeitos subiram consideravelmente e em referência às mortes só nos primeiros meses do ano foram confirmadas 132. No ano passado, foram 117 falecimentos em consequência da doença.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) contabilizam aproximadamente 50 milhões de pessoas são infectadas por ano em mais de 100 países de todos o mundo, menos os países da Europa.

No Brasil, as condições do clima foram ideais para a proliferação do mosquito de fácil adaptação com os hábitos da vida urbana. A dengue é uma doença infecciosa transmitida pelas lavras do mosquito aedes aychipt. Entre os principais sintomas estão à febre, dor de cabeça e manchas pelo corpo, sintomas semelhantes à gripe, porém se permanecerem um médico deve ser consultado imediatamente.

Entre as principais vítimas estão os idosos, de acordo com pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, a incidência de morte em pessoas com mais de 60 anos chega a ser 12 vezes maior do que nos demais infectados. Aliados a fatores como doenças crônicas como diabetes e hipertensão que dificultam o tratamento.

Medidas simples de prevenção a doença podem evitar uma epidemia como, por exemplo, fechar tampa reservatórios de água, guardar garrafas sempre com a boca para baixo, colocar larvicidas em pratinhos de plantas e sempre estar atentos às campanhas de conscientização dos municípios, através da visita de um agente da vigilância sanitária, que vistoriam os riscos de cada residência e informam quanto ao procedimento que mata as larvas e evita a propagação da doença.