Publicado em: segunda-feira, 09/04/2012

Demóstenes critica presidente Dilma

O senador Demóstenes Torres (GO) criticou, através do seu blog na internet, o novo plano de estímulos à economia e às indústrias divulgado pela presidente Dilma Roussef. O plano foi anunciado na última terça-feira. Torres está sendo acusado de envolvimento com a quadrilha do bicheiro Carlinhos Cachoeira no estado de Goiás. O bicheiro foi preso pela Polícia Federal acusado de comandar o jogo do bicho no estado de Goiás. Depois das denúncias o senador pediu a desfiliação do partido.

Em um texto postado no blog do senador no último sábado, Demóstenes criticou o programa econômico divulgado pela presidente Dilma Rousseff, na última terça-feira. O senador diz que as medidas anunciadas para o Plano Brasil Maior são um “saco de bondades”. Este programa foi anunciado com o objetivo de estimular a economia por meio da desoneração da folha de pagamentos e de alterações nas políticas cambiais. O senador escreveu que o governo anunciou um saco de bondades para não abandonar a indústria brasileira. Segundo ele, essas medidas estão abaixo do esperado pelos industriais e o Brasil sofre com a concorrência dentro do próprio bloco dos Brics.

De acordo com o argumento do senador, esse pacote de medidas divulgado pelo governo federal não é suficiente para suprir as necessidades dos pequenos empreendedores. Segundo ele, são esses os que precisam de financiamento e não possuem condições de manter-se na concorrência com outros países. Demóstenes disse ainda que embora os problemas estejam presentes tanto nos grandes quanto nos pequenos empresários, são os pequenos que sofrem mais com os juros altos dos empréstimos, principalmente com os agiotas que trabalham de forma clandestina.

Embora Demóstenes não tenha renunciado ao cargo de Senador, ele não tem comparecido às sessões do Senado desde o dia 20 de março. Foi neste período que as denúncias ficaram mais intensas. O senador anunciou em seguida que deixaria a liderança do partido no Senado e, em seguida, também avisou que iria pedir a desfiliação do partido. Isso evitaria a sua expulsão.