Publicado em: quinta-feira, 28/06/2012

Defesa de Xuxa garante que processo contra Google irá continuar

Nesta quinta-feira (28), o advogado de defesa da apresentadora Xuxa Meneghel afirmou que o processo movido contra o Google ainda vai continuar. A declaração do advogado é feita um dia depois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) ser favorável ao site de buscas no processo. Xuxa quer que o Google retire suas imagens nuas das pesquisas.

O advogado da apresentadora, Maurício Lopes, afirmou que ainda terá uma perícia no processo aonde as partes irão se manifestar e, depois disso, será decretada uma sentença. Esta poderá ainda ser recorrida pelas partes envolvidas. A ação foi movida pela apresentadora da TV Globo em outubro de 2010 no Rio de Janeiro. Xuxa pede que o gigante das buscas não mostre mais os links que tenham ligação com os termos “pedofilia” e “pornografia”.

Resultado das buscas

Quando as palavras são colocadas no Google, o site apresenta diversos links vinculados com a apresentadora, entre eles estão imagens do lona-metragem “Amor Estranho Amor”, de 1982. Neste filme, Xuxa aparece em cenas sexuais com um menino de 12 anos. A apresentadora conseguiu uma liminar que exigia que o site de buscas não mostrasse as imagens.

Foi justamente contra essa decisão que o Google recorreu ao STJ e conseguiu vencer. A ministra e relatora do caso, Nancy Andrigui, afirmou que uma restrição as imagens negaria as pessoas o direito de informação. O Google comemorou a determinação judicial e disse que isso foi uma forma de reconhecimento de que o site é apenas um meio para que os internautas encontrem o que desejam.