sexta-feira, abril 19, 2024
HomeBrasilDefesa Civil não consegue calcular número de desalojados pelas chuvas em Minas...

Defesa Civil não consegue calcular número de desalojados pelas chuvas em Minas Gerais

De acordo com boletim divulgado pela Defesa Civil de Minas Gerais na manhã desta quinta-feira (12), cresceu o número de pessoas que tiveram que deixar suas casas em decorrência das fortes chuvas que atingem o estado. O superintendente operacional da Defesa Civil, major Edylan Arruda, disse que os dados sobre desabrigados e desalojados que são publicados todos os dias pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil não conseguem ser claros, já que são a soma de ocorrências que acontecem desde outubro de 2011 e mudam o tempo todo.

Nesta quinta-feira, a Coordenadoria anunciou que outras dez cidades mineiras estão em situação de emergência por causa das fortes chuvas na região, fazendo com que o total de municípios nessas condições chegue a 137. As novas cidades da lista foram afetadas por problemas relacionados às chuvas, como enchentes, deslizamentos, enxurradas e até mesmo queda de granizo.

No último boletim divulgado pela Defesa Civil, consta que 46.970 pessoas ficaram desalojadas em algum momento desde outubro. Em informação divulgada na quarta-feira (11), eram 25.514. Arruda explica que as informações das prefeituras dos municípios atingidos demoram para chegar e quando a Defesa Civil consegue reunir e somar os dados, a situação já mudou. A estimativa é que quase 3 milhões de pessoas foram afetadas pelas chuvas desde outubro de 2011.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o clima será de instabilidade por causa das áreas que cobrem a região sudeste e centro-oeste do Brasil. Porém, a tendência é de que as chuvas diminuam na região mineira e a temperatura volte a subir, embora ainda haja riscos de temporais em regiões isoladas do sul de Minas e do Triângulo Mineiro.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias