Publicado em: terça-feira, 20/10/2009

Débito Direto Autorizado começa a funcionar nesta segunda-feira

Entrou em funcionamento nesta segunda-feira (19) o serviço de Débito Direto Autorizado, também conhecido como DDA. Com ele, pessoas físicas e jurídicas clientes de todos os bancos vão poder ter acesso aos boletos bancários de forma eletrônica no celular, terminais bancários ou pela internet.

Segundo os bancos, essa forma de cobrança deve reduzir em 10% a impressão de boletos. Além disso, o DDA irá facilitar a vida dos clientes, que poderão pagar suas contas de um jeito mais fácil.

Para participar do DDA, o cliente deve se cadastrar como ‘Sacado Eletrônico’ no banco onde tem conta, preenchendo um formulário. A empresa que receberá o pagamento também será cadastrada e as cobranças, a partir de então, serão registradas e emitidas pelos bancos.

Com esse tipo de cobrança, o cliente continua decidindo quando irá pagar a fatura eletrônica, diferindo do Débito Automático, por exemplo, onde as contas são debitadas das contas correntes numa data pré-estabelecida.

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Fenabran), mais de 1 milhão de pessoas já se cadastraram no DDA desde julho deste ano.