Publicado em: sábado, 06/10/2012

Debate entre Obama e Romney entra para história como evento político mais “tuitado” nos Estados Unidos

Debate entre Obama e Romney entra para história como evento político mais "tuitado" nos Estados UnidosMais de dez milhões de tweets ocorreram durante o debate entre o Presidente dos Estados Unidos e candidato a reeleição pelo partido Democrata Barack Obama e do candidato republicano Mitt Romney. Segundo o próprio Twitter publicou nesta quinta-feira (4), foi o evento político mais comentado por usuários da rede social na história dos EUA.

Um gráfico que foi demonstrado na página da rede social demonstrou que no período de uma hora e meia em que o debate ocorreu, a quantidade de tweets por minuto (TPM) quebrou recordes, e alcançou 10,3 milhões.

No twitter as pessoas repercutiram os grandes momentos do debate, o maior de todos foi quando o moderador, Jim Lehrer, disse “melhor não” para um pedido do candidato republicano Mitt Romney para ter mais tempo em sua fala.

Outros momentos que geraram uma grande quantidade de tweets foram quando o presidente pediu para falar por cinco segundos a mais do que o tempo demarcado, e quando os dois presidenciáveis discutiram saúde e uma possível reforma.

Acima de 250 mil tweets foram sobre o personagem “Big Bird” de Sesame Street (conhecido como Vila Sésamo no Brasil) que Romney citou quando falou sobre a televisão pública do país.

Favorável a rigidez nos impostos, Romney disse que se vencer, irá eliminar o auxílio para o canal da TV pública PBS, que transmite o seriado Vila Sésamo para os norte-americanos.

O Twitter mostrou como foi a atividade dos perfis oficiais @BarackObame e @MittRomney durante todo o desenrolar do debate, que informaram dados sobre os planos e informações dos candidatos durante todo o período do debate.