Publicado em: sábado, 12/11/2011

Datafolha mostra que 58% dos eleitores do Pará são contrários à divisão do estado

Pesquisa encomendada pelo jornal Folha de S. Paulo ao instituto Datafolha e divulgada nesta sexta-feira (11) mostra que 58% dos entrevistados são contrários à divisão do estado do Pará em outras três unidades federativas, sendo que uma delas continuaria sendo chamada de Pará, enquanto as outras duas seriam Tapajós e Carajás. Foram abordados 880 eleitores, com 16 anos ou mais, em 42 municípios do Pará.

Foram destinados os dias 7 (segunda) e 10 (quinta) para a pesquisa e ela está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 46041/2011. Além do jornal diário, as TVs Tapajós e Liberal também participaram do levantamento que chegou ao resultado da maioria contrária à divisão do estado. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O recorte oficial da opinião dos paraenses será obtido em 11 de dezembro, quando o governo realizará um plebiscito sobre o assunto.

Os paraenses eleitores vão ter que responder duas perguntas: “Você é a favor da divisão do estado do Pará para a criação do estado do Carajás?” e “Você é a favor da divisão do estado do Pará para a criação do estado do Tapajós?”. O resultado do Datafolha foi exatamente igual para as duas perguntas.

O motivo para a separação do estado seria pela polêmica que existe entre as regiões, sendo que algumas se sentem prejudicadas em comparação a Belém, capital do Pará. Ao mesmo tempo, os grandes produtores não querem a divisão da região, pois com isso perderiam parte do lucro obtido com a produção no território.