Publicado em: segunda-feira, 14/05/2012

Dalai Lama recebe prêmio Templeton 2012

Nesta segunda-feira (14), o líder espiritual dos tibetanos, Dalai Lama, de 76 anos, recebeu o prêmio Templeton em Londres. Na ocasião, ele aproveitou para se encontrar com o primeiro-ministro David Cameron. Durante a cerimônia, que aconteceu na Catedral de St. Paul, Dalai Lama afirmou que irá doar o valor do prêmio para a caridade.

O prêmio Templeton é um dos mais bem pagos do mundo, valendo 1,1 milhão de libras, o equivalente a 1,77 milhão de dólares ou 1,38 milhão de euros. O líder espiritual afirmou que irá doar 1,5 milhão de dólares para a ONG “Save the Children”, para que esta possa custear projetos para as crianças que sofrem de desnutrição na Índia.

Geração que mudará o mundo

Dalai Lama disse para a multidão presente na cerimônia de premiação, que tem esperança de que as mais jovens gerações possam ser educadas da forma mais adequada para que mudem o mundo. O líder espiritual disse ainda que o século XXI deve ser “mais pacífico”.

Dalai Lama deixou os poderes políticos em 2011, depois de dedicar boa parte de sua vida à defesa da autonomia do Tibete. No entanto, ele é considerado pelas autoridades chinesas como um “perigoso separatista”. Depois da viagem a Londres, o monge irá viajar por oito dias em diversas cidades para, posteriormente, concluir sua visita na capital inglesa.