quinta-feira, abril 25, 2024
HomeSaúdeDados do Ministério da Saúde revelam que número de cidades com risco...

Dados do Ministério da Saúde revelam que número de cidades com risco de epidemia de dengue sofreu queda

Dados do Ministério da Saúde revelam que número de cidades com risco de epidemia de dengue sofreu quedaPara o ano de 2015, o número de cidades que correm o risco de desenvolver uma epidemia de dengue teve queda, nesse período do ano o Brasil tem 117 cidades que podem ter um epidemia de dengue, no ano de 2013 este número era de 157 municípios que tinham a possibilidade de desenvolver uma epidemia.

Os dados foram divulgados nesta terça-feira pelo Ministério da Saúde e integram o Liaara, que é o indicador de porcentagem de casas ou apartamentos que tem infestação de larvas do mosquito transmissor da doença.

Os dados foram colhidos em 1.463 cidades do país, no ano passado esses dados foram colhidos em 1.438 municípios do país, tomando como base os dados de pesquisas anteriores, o Nordeste ainda tem concentração maior de municípios que tem o risco de desenvolver uma epidemia de dengue, o principal motivo se dá devido ao fato de lá haver armazenamento de água.

O Liaara de cada região possui três classificações diferentes são elas em situação de risco, quando o índice apurado é maior do que 3.9%, em alerta quando o valor apurado fica entre 1% e 3.9% e satisfatório quando esse índice é menor do que 1%, através desses índices e classificações é possível que os responsáveis por cada município saibam onde pode haver grande concentração no número de pessoas infectadas, com maior incidência em períodos chuvosos.

Através dos dados do Liaara divulgados nesta terça-feira é possível verificar que 10 capitais do país estão em estado de alerta, são elas Porto Velho, Belém, Recife, Natal, Maceió, Porto Alegre, Cuiabá, Vitória, São Luís e Aracajú. Caso seja verificado o valor de munícipios que estão com situação satisfatória o número é de 813 municípios, dentre eles São Paulo.

Na região Sudeste do país, que compreende 426 municípios, em 335 deles a situação é considerada satisfatória, Governador Valadares, em Minas Gerais, é a única cidade que apresenta situação de risco de ter grande número de casos de dengue.

O Ministério da Saúde está fazendo a campanha contra a dengue e também contra o chikungunya, que também é transmitido pelo mosquito aedes aegpty, o dia D de combate contra essas duas doenças acontecerá no dia 6 do mês de dezembro, as publicidades tem como objetivo chamar maior atenção da população, já que no Brasil já existem casos da febre chikungunya e alertar a todos que os riscos cresceram, assim como a responsabilidade de cada um em evitar que isso ocorra.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias