Publicado em: terça-feira, 10/01/2012

Curitibanos procuram Central do Eleitor para fazer recadastramento do título eleitoral

Os eleitores da cidade de Curitiba, capital do Paraná, lotaram a Central do Eleitor nesse final de semana para fazer o recadastramento biométrico do título. O número de pessoas atendidas ultrapassou a marca de um milhão, o que representa mais de 77% do total de eleitores curitibanos, que chega à casa dos 1,3 milhão.

No sábado e domingo foi grande o número de pessoas que compareceram ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), na Central do Eleitor, para refazer o título. Isso porque o eleitor passa agora a ser identificado não mais pelo documento, mas sim pela impressão digital. Assim o risco de fraude é praticamente inexistente e a segurança é bem maior.

Os curitibanos tem até o dia 20 desse mês para comparecer ao TRE, e o órgão já informou que não haverá prorrogação do prazo. Os eleitores que não comparecerem para fazer o recadastramento do título terá o mesmo cancelado, ficando assim impossibilitados para votar nas próximas eleições que acontecem já esse ano, onde o povo deverá escolher o novo prefeito e vereadores de suas cidades.

Fazendo o recadastramento ainda é possível realizar a alteração do local onde a pessoa vota e fazer Ao final do processo, o eleitor já sai da Central com um novo documento. Durante a eleição, o eleitor deverá levar o documento, mas será identificado a partir da impressão digital. Curitiba foi uma das cidades escolhidas para fazer o teste do novo título de eleitor a partir do biométrico. Após testado, o novo sistema deve ser implantado em todo o Brasil.