Publicado em: quarta-feira, 19/02/2014

Curitiba irá continuar sendo uma das sedes da Copa do Mundo

Curitiba será uma das sedes da Copa do Mundo em 2014Após muita tensão sobre a decisão da Fifa em manter Curitiba na Copa do Mundo, foi confirmado nesta terça-feira (19), que a capital irá continuar sendo uma das sedes da Copa. Segunda a assessoria do prefeito Gustavo Fruet, antes da notícia ser confirmada pelo microblog Twitter, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, telefonou para o prefeito antes das 15h confirmando a notícia que a cidade continuaria sendo sede da Copa do Mundo.

Logo depois da informação, a Prefeitura de Curitiba marcou uma entrevista ás 15h30 para anunciar a decisão oficial da Fifa, porque até as 15h o consultor de estádios da Fifa, ainda estava fazendo a vistoria no estádio. Valcke postou em sua conta do Twitter que Curitiba havia sido reconfirmada como sede, com base nas garantias financeiras e compromissos de todas as partes. Ele ainda completa dizendo que será uma corrida apertada contra o tempo.

O dirigente informou também que o estádio ficará pronto dia 15 de maio e que em abril, terá um jogo como forma de teste, mesmo com o estádio inacabado. O índice de conclusão do estádio, ainda é de 90%.

Pressão

Curitiba que foi escolhida para sediar a Copa do Mundo com 4 jogos, corria o risco de ficar de fora por conta da demora com as obras do estádio Arena da Baixada, que pertence ao Atlético-PR, a Fifa temia que as obras não ficasse prontas a tempo. A arena é uma das três propriedades privadas da Copa, os outros dois são o Itaquerão em São Paulo e o Beira-Rio, em Porto Alegre, os outros nove estádios pertencem ao poder público.

A Fifa nos últimos dias tem colocado uma grande pressão sobre os governos do Paraná, prefeitura de Curitiba e do governo federal para ver os resultados acontecerem com maior rapidez.