Publicado em: terça-feira, 18/02/2014

Curitiba é mantida como cidade-sede para Copa 2014

Curitiba é mantida como cidade-sede para Copa 2014Depois de muita discussão e polêmica, Curitiba foi mantida pela Fifa como uma das cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014. O palco de quatro jogos do mundial de futebol na cidade, a Arena da Baixada, foi avaliada por técnicos da entidade como passando por obras em nível satisfatório. A avaliação conclui ainda que o poder público ofereceu suficientes garantias de que haverá recurso suficiente para que a reforma do local seja concluída até o início dos jogos.

Jerome Valcke, o secretário geral da entidade, confirmou através do Twitter da Fifa a decisão do comitê. Ele escreveu que a capital paranaense estava reconfirmada como sede da Copa 2014, por conta do compromisso das partes envolvidas, nas garantias financeiras e no progresso já alcançado para o local ficar pronto. Ele frisou ainda que enfrentarão uma apertada corrida contra o tempo, dependendo ainda de esforço coletivo, mas que a capital seguia em ritmo forte para fazer parte da grande festa do futebol mundial.

Gustavo Fruet, o prefeito da cidade, já havia destacado em outros momentos que a capital seria mantida como uma das sedes da Copa. Ele saiu confiante da reunião com os técnicos da Fifa, afirmando acreditar que a cidade não iria ser eliminada. O recado foi postado em seu perfil pessoal no Twitter, minutos antes de sua visita à Arena da Baixada. A decisão foi oficializada perto das 15 horas, depois que Fruet recebeu uma ligação de Valcke com o resultado.

A inauguração do estádio está prevista para acontecer no início de abril. O atlético paranaense garantiu que possuiu recursos suficientes para pagar a mão de obra até o carnaval, mas que depois disso ainda seriam necessários mais de R$ 65 milhões, que virá através de um empréstimo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ao governo do estado do Paraná.