Publicado em: quinta-feira, 27/02/2014

Cruzeiro goleia Universidad de Chile e assume liderança do Grupo 5

Cruzeiro goleia Universidad de Chile e assume liderança do Grupo 5Na tarde desta terça-feira, 25 de fevereiro, o Cruzeiro entrou em campo pela segunda rodada da fase de grupos da Libertadores. Estreando em casa, após a conturbada partida contra o Real Garcilaso, a equipe mineira recebeu os chilenos do Universidad de Chile. Com uma vitória fácil, por 5 a 1, o Cruzeiro assumiu a liderança do Grupo 5 no saldo de gols, já que todas as equipes têm três pontos no grupo.

O grande nome do jogo foi Ricardo Goulart, que marcou três vezes na partida. Os outros gols do Cruzeiro foram marcados por Dagoberto, com assistência de Ricardo Goulart e Willian. O gol chileno foi marcado por Lorenzetti.

A partida

Apesar do placar elástico desta terça-feira, o Cruzeiro demorou a abrir o placar. Contudo, desde o primeiro minuto de jogo, a Raposa mostrou que faria valer seu mando de campo: nos 15 minutos iniciais, o domínio da partida foi total para os mandantes. O Universidad, por sua vez, se apresentava bem colocado na defesa, com o claro objetivo de cansar o adversário. Isso não demorou a acontecer: após os 15 minutos de jogo, o Cruzeiro já diminuiu seu ritmo, o que permitiu à La U avançar a marcação e passar a arriscar mais.

Com o jogo mais aberto, o Cruzeiro passou a finalmente encontrar os espaços. Aos 34 minutos, Dagoberto cruzou para Ricardo Goulart mandar para as redes. Quatro minutos depois, foi a vez de Goulart cruzar para Dagoberto, que mandou de peito para as redes.

A equipe chilena se mostrou completamente desnorteada após os dois gols sofridos em apenas quatro minutos. O Cruzeiro, então, aproveitou a situação para matar de vez a partida. Aos 43, após cobrança de escanteio de Éverton Ribeiro, Ricardo Goulart fez seu segundo gol na partida, o terceiro do Cruzeiro.

Segundo tempo

No segundo tempo, como era de se esperar, a partida caiu de ritmo. O Cruzeiro seguiu com o domínio da posse de bola, mas não conseguia ser mais incisivo. O Universidad, por sua vez, já se mostrava completamente entregue em campo. Aos 20 minutos, em um dos raros momentos de ataque da equipe chilena, Lorenzetti tocou na saída do goleiro Fábio, diminuindo para os visitantes.

Nos minutos finais, o Cruzeiro transformaria o placar em goleada, com Ricardo Goulart aos 39 e Willian aos 45.

Próxima rodada

As vitórias de Cruzeiro e Defensor (que goleou o Garcilaso por 4 a 1, ainda na semana passada) deixaram o Grupo 5 em uma situação curiosa: agora, todas as equipes do grupo têm a mesma pontuação, decidindo a posição apenas no saldo de gols. Na próxima rodada, Cruzeiro e Defensor se enfrentam em busca da liderança do grupo. A partida acontecerá no dia 11 de março.

De todos os brasileiros na competição, apenas Flamengo e Atlético-PR não estão na zona de classificação. No caso do Flamengo, entretanto, a equipe tem um jogo a menos, pois disputa nesta noite a partida contra o Emelec, do Equador.