Publicado em: sexta-feira, 02/03/2012

Cruz Vermelha levará ajuda médica a Homs

As equipes que formam o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) e diversas outras agências de ajuda humanitária deverão entrar na cidade de Homs, na Síria levando assistência médica aos feridos. De acordo com informações do porta-voz da CICV, Saleh Dabakeh, para a agência Efe, todas as equipes saíram de Damasco para a cidade alvo dos ataques do exército sírio.

Dabakeh afirma que o comboio está com material humanitário e diversos equipamentos que irão oferecer ajuda aos feridos, assim como a possível retirada dos mesmos da cidade. Nesta quinta-feira, o Comitê da Cruz Vermelha recebeu uma permissão das autoridades do país para poder entrar no bairro Baba Amr. O bairro foi recuperado das mãos dos rebeldes depois de um assédio de mais de 25 dias do regime.

Governo retoma controle de Baba Amr

Dabakeh afirmou que o governo sírio autorizou a entrada das equipes para levarem alimentos e remédios, assim como retirarem os doentes e feridos e os encaminharem para hospitais da região. Nesta quinta-feira, o governo anunciou que retomou o controle total do bairro Baba Amr e que retirou todos os grupos armados que estavam no local.

Uma fonte de segurança afirmou para a agência Efe que os soldados o pente fino por todas as casas, ruas e tuneis, a fim de encontrarem armas ou homens com munição. O Exército Livre Sírio (ELS), integrado por desertores, afirmou, por sua vez, que suas forças começaram uma saída estratégica do bairro. De acordo com Comitê de Coordenação Local, ao menos 45 pessoas morreram ontem na Síria.