sexta-feira, abril 26, 2024
HomeEconomiaCrise na China deve refletir na economia brasileira, segundo especialista

Crise na China deve refletir na economia brasileira, segundo especialista

Crise na China deve refletir na economia brasileira, segundo especialistaPara o norte-americano Paul Krugman, vencedor do prêmio Nobel de Economia, a solidez apresentada pelo Brasil ao enfrentar crises internas e externas pode não ser o suficiente para não sofrer influência da situação financeira preocupante da China. Isso porque a economia brasileira é basicamente exportadora de commodities.

Para Krugman, esta modalidade econômica do Brasil abre brechas para que a crise na china gere “choques” por aqui. Não seria o suficiente para que a própria economia brasileira entrasse em recessão, mas poderia reduzir o número de exportações realizadas para aquele país.

O desequilíbrio da economia chinesa, para ele, é evidente, e aquela nação não tem conseguido manter os altos índices de crescimento que vinham sendo apresentados nos últimos anos. Este panorama é evidenciado nas análises de estatísticas financeiras da China, que segundo Krugman têm sido obra de ficção científica, uma vez que o panorama real vai contra os números apresentados.

Krugman afirmou que a China precisaria passar por grandes reformas financeiras para manter as altas taxas de crescimento que foram apresentadas durante os últimos tempos. Segundo ele, isto traria nova estabilidade ao mercado financeiro, e melhoraria a influência econômica chinesa no mundo.

Blindado

Para o Brasil, apesar da possibilidade de reflexos da crise da China na economia local, não há motivos para preocupação. Isso porque há por aqui a experiência de ter revertido as influências negativas de outras crises internacionais. Portanto, os reflexos seriam pequenos demais para desestabilizar o mercado do Brasil.

Paul Krugman lembrou que, desde 1999, quando o real sofreu grande queda e houve o maior risco de crise do plano financeiro, o problema não passou de uma depreciação. A inflação chegou a índices bastante elevados, mas não exerceu um efeito catastrófico. Desde então, nenhuma outra grande crise esteve perto de acontecer, oq eu também “encorpou“ o mercado financeiro daqui. Além disso, o controle sobre a inflação e a política fiscal mais responsável podem blindar o país.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias