Publicado em: terça-feira, 19/03/2013

Criadores da internet recebem 1º Prêmio Rainha Elizabeth de Engenharia

Criadores da internet recebem 1º Prêmio Rainha Elizabeth de EngenhariaUm quinteto que está ligado com a tecnologia recebeu condecoração durante a primeira edição do Prêmio Rainha Elizabeth de Engenharia, que foi criado para sejam laureadas as inovações pioneiras em engenharia que tenham criados benefícios para a humanidade de uma maneira global. O invenção escolhida para o primeiro deles foi a internet.

Entre os premiados a dupla Vint Cerf e Bob Kahn, que são os responsáveis pelo desenvolvimento da técnica de comunicações TCP, que permite que diversas redes possam se compreender, o que originou a internet atual. Além deles está no grupo Sir Tim Berners-Lee, que inventou a World Wide Web (ou apenas web) que é o sistema com páginas e computadores que estão interconectados e fazem com que o acesso através da internet possa ocorrer, e Marc Andreessen, que é autor do Mosaic, o primeiro navegador que foi utilizado.

O quinto inventor que foi homenageado é Louis Pouzin, que é precursor dos outros, pois foi ele quem desenvolveu uma rede para comunicação que utilizou os pacotes dos dados, o que aponta que não é necessária uma conexão constante entre o emissor e o receptor. O trabalho feito por Pouzin influenciou Cerf e Kahn, e o deles deu subsídio para o trabalho realizado por Berners-Lee, que permitiu que o browser de Andreessen Mosaic aparecesse.

Cerf disse que receber o prêmio é como se tivesse acordado de um sonho emocionante em que descobre que os geeks podem vencer. Ele ainda afirmou que o reconhecimento aponta que hoje a engenharia chega a um lugar tão visível como os prêmios Nobel.

A comissão que faz o julgamento é formado por 15 pessoas, que estão incluídos o físico Brian Cox, que destacou que atualmente um terço da população utiliza a internet, e a web junto com a internet começaram uma revolução em comunicações que alterou o mundo. Ele ainda disse que o cenário ideal é que, cada vez uma pessoa fizer login na internet e receber algo por ela, que faça a associação com engenheiros. Os vencedores vão receber 1 milhão de libras, aproximadamente R$ 3 milhões.