Publicado em: terça-feira, 17/07/2012

Criador de Mafalda completa 80 anos

Nesta terça-feira (17), Joaquín Salvador Lavado Tejón, mais conhecido como o Quino, está completando 80 anos de idade. O quadrinista que criou a famosa “Mafalda”, a personagem preocupada com os rumos da Terra, passará seu aniversário com os amigos e familiares em sua cidade natal, Mendoza.

Em uma entrevista para o jornal “Diario UNO”, Quino parafraseou Jorge Luis Borges, afirmando a idade que está completando é “uma temeridade”. Quino nasceu no dia 17 de julho de 1932 em uma família de emigrantes da Espanha. O artista estudou Belas Artes e em pouco tempo se apaixonou pelas histórias em quadrinhos, a qual dedicou sua carreira.

Mafalda

A primeira publicação de “Mafalda” aconteceu na revista “Primeira Plana”, em 1964. Quino não imaginava que a garota cheia de ironias, pacifista e que não poupa os demais com suas questões perturbadoras se tornaria um dos ícones das HQs. As histórias de Mafalda ganharam o mundo e já foram traduzidas para 30 diferentes línguas.

Quino parou de fazer as histórias de Mafalda em 1973, no entanto, começou a usar a menina em campanhas relacionadas aos direitos da infância. Em 2009, Quino decidiu deixar de desenhar para evitar as repetições. O artista já recebeu diversos prêmios por seus trabalhos, como o “Romics d’Oro” e o II Prêmio Ibero-Americano de Humor Gráfico Quevedos.