sexta-feira, abril 19, 2024
HomeTecnologiaCriador de Flappy Bird cogita “ressuscitar” o game

Criador de Flappy Bird cogita “ressuscitar” o game

Criador de Flappy Bird cogita “ressuscitar” o gameNa última semana, a revista Rolling Stone traçou o perfil de Dong Nguyen, o criador do sucesso Flappy Bird. A certa altura, Dong afirmou que existe a possibilidade de que o jogo volte a ser disponibilizado nas lojas virtuais de aplicativos. Contudo, caso isso aconteça, o desenvolvedor incluirá avisos sobre o tempo de jogo dos usuários, para tentar evitar o vício no game.

Retirada

Segundo a publicação, Dong não tem a intenção de criar novas versões para o game, apenas ressuscitar o antigo jogo. Quando Flappy Bird foi retirado do ar, Dong estava faturando algo em torno de U$50 mil diários com publicidade. Mas, com o sucesso, vieram também muitas críticas dos usuários.

Dong afirma que começou a receber mensagens irritadas de muitos jogadores de Flappy Bird, que diziam ter perdido dias em busca de bons placares. Segundo o vietnamita, inicialmente ele imaginou que as mensagens eram brincadeiras, mas, com o passar do tempo, foi se dando conta de que muitas pessoas estavam realmente se prejudicando devido ao excesso de tempo jogando Flappy Bird.

Com isso, Dong Nguyen reafirma os motivos que o levaram a excluir o game das lojas de aplicativos. Na época da retirada de Flappy Bird do ar, o jovem afirmou que o game estava se tornando viciantes demais, o que não era seu objetivo quando criou o jogo.

Atenção da imprensa

Outra situação que causou incômodo ao desenvolvedor foi o excesso de visibilidade na mídia após o sucesso do game. Dong Nguyen afirmou que isso foi “sufocante”, pois ele nunca teve a intenção de se tornar uma celebridade. Em sua conta no Twitter, o desenvolvedor chegou a pedir para ser deixado em paz, poucos dias antes de retirar o game das lojas.

Flappy Bird foi excluído da Apple Store e da Google Play no dia 10 de fevereiro. Na época, o game estava no topo da lista de aplicativos mais baixados nas duas lojas. Além da exclusão, o desenvolvedor fez questão de frisar que não tinha a intenção de transformar o game em uma franquia como Angry Birds.

Motivação

Em tempos de gráficos e jogos cada vez mais complexos, o sucesso de Flappy Bird foi surpreendente. O jogo ficou conhecido por sua simplicidade gráfica, aliada a uma grande dificuldade em se conseguir boas pontuações. De acordo com Dong Nguyen, seu objetivo ao criar Flappy Bird foi o de trazer de volta a diversão descompromissada da época de ouro da Nintendo, o que não podia ser encontrado em jogos atuais (o vietnamita diz não gostar de Angry Birds, principalmente no que diz respeito aos gráficos polidos demais).

De acordo com Dong nguyen, Flappy Bird foi criado após poucas noites de trabalho. Embora tenha sido, de longe, o maior sucesso dentre os projetos de Dong Nguyen, o desenvolvedor também conseguiu algum destaque com outros games, como Jetpack Joyride. Após o fim de Flappy Bird, lojas especializadas em revenda de smartphones antigos passaram a pagar valores muito maiores para dispositivos que tivessem o game instalado.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias