Publicado em: sábado, 11/08/2012

Criador de “E.T.” morre aos 86 anos na Itália

Criador de “E.T.” morre aos 86 anos na ItáliaNesta sexta-feira (10), o italiano Carlo Rambaldi, famoso por suas criações para o cinema como o personagem E.T. e Alien, faleceu em Lamezia Teme, na Itália, aos 86 anos. A morte do “mago dos efeitos especiais” foi informada por fontes locais. De acordo com o assessor da Cultura da Calábria, Mario Caligiuri, que fez o anúncio do falecimento, Rambaldi venceu o Oscar por três vezes com “E.T.”, “King Kong” e “Alien”.

Rambaldi nasceu no dia 15 de setembro de 1925 em Vigarano Mainarda. Ele se graduou na Academia de Belas Artes de Bolonha e começou sua carreira no cinema nos anos 50, quando criou um dragão imenso, que possuía 16 metros, para o longa-metragem “Sigfrido”, obra de Giacomo Gentilomo.

Colaborações

O italiano fez colaborações a diversos nomes importantes do cinema italiano, como Marco Ferreri, Mario Monicelli, Dario Argento e Pier Paolo Pasolini. Rambaldi também trabalhou em Hollywood, onde desenvolveu a combinação entre mecânica e eletrônica. Com isso, o gênio fez várias conhecidas e inesquecíveis criações para o cinema, como o gigante gorila King Kong e o Alien.

Um de seus mais conhecidos personagens foi o extraterrestre E.T., criado em 1982. O personagem era o principal no longa-metragem de Steven Spielberg, e comoveu todos os espectadores com sua meiguice e ternura em quere apenas “voltar para casa”. Suas colaborações ao cinema não pararam por aí, sendo que trabalhou em “Contatos imediatos de terceiro grau”, também de Sielberg, e Duna, de David Lynch.