Publicado em: terça-feira, 11/02/2014

Cresce o número de computadores e de vírus, saiba como se prevenir

Cresce o número de computadores e de vírusO acesso à internet no Brasil tem sido cada vez mais frequente e juntamente com o crescimento do número de usuários, aumenta a vulnerabilidade dos computadores. Segundo dados de uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), a quantidade de computadores no país ultrapassou 120 milhões de aparelhos, uma média de três equipamentos para cada cinco brasileiros. Contudo, a proliferação de vírus, spywares e malwares têm crescido assustadoramente.

De acordo com a Symatec, uma das mais importantes empresas da área de proteção e desenvolvedora do antivírus Norton, há mais de um milhão de vírus espalhados pelo mundo, e diariamente são criados milhares de vírus que têm infectado computadores, tablets e smartphones em todo o planeta.

Para auxiliar na limpeza dos computadores, separamos alguns programas gratuitos que você pode utilizar que tornarão a sua navegação pela internet mais segura e confortável:
1 – CCleaner:
Utilizado para realizar uma faxina no computador, o CCleaner é um software gratuito que pode resolver a lentidão do computador, tal como apagar arquivos desnecessários (cookies e históricos), e aumentar a eficiência da máquina.

2 – AVG:
O antivírus AVG é gratuito e ideal e um dos mais completos do mercado. Com ele você pode navegar despreocupado, pois o banco de dados no software é atualizado diariamente e a medida em que os vírus são criados, a equipe encontra uma forma de eliminá-los dos computadores. Além do banco de dados, não é o tipo de antivírus que deixa a navegação pesada, além de bloquear os indesejáveis pop-ups.

3 – Combo Fix:
Pequeno e de fácil utilização, o Combo Fix é uma ferramenta ideal para detecção e remoção de malwares e spywares que costumam deixar os computadores mais lentos e vulneráveis. Não é necessário instalar o programa, além disso, o relatório gerado pelo Combo Fix é um dos mais completos do mercado.