Publicado em: sábado, 30/07/2011

Cotação do dólar: queda de 1,15%

O dólar comerciam encerrou em baixa nesta sexta-feira (29). A moeda norte americana registrou queda de 1,15%. Com isso, a moeda teve a menor baixa desde 7 de março. No encerramento do mês, a desvalorização foi de 0,70% e no ano chega a 6,90%.

A moeda ficou cotada a R$ 1,551 na venda. No momento, a incerteza sobre a dívida e o crescimento econômico dos Estados Unidos tem derrubado o dólar em todo o mundo. No Brasil, a moeda voltou ao patamar de R$ 1,55 após dois dias de alta.

Nos últimos dias, o dólar havia registrada a alta de quase 2% com uma nova medida do governo em taxar 1% das operações com derivativos de cambio. A moeda passou o mês com os menores níveis desde 1999.

Para o próximo mês, o dólar deve acompanhar o resultado das negociações do Congresso dos Estados Unidos. Mesmo que o calote consiga ser contido, as agências de classificação de risco ameaçam reduzir a nota da dívida norte-americana, que pode adicionar mais pressão à queda da divida. O Brasil deve continuar com a mesma atuação agressiva para frear a valorização do real e proteger as exportações.