Publicado em: sábado, 09/07/2011

Cotação do dólar: moeda fecha em alta de 0,51%

O dólar comercial fechou a semana em alta, nesta sexta-feira (6). A moeda norte americana subiu 0,51%. Dessa forma, a moeda se afastou das mínimas em 12 anos, resultado de uma intervenção mais firma por parte do Banco Central. Do acumulado da semana, a valorização foi de 0,45%.

A moeda foi cotada em R$ 1,565 na venda. A Alta se sustentou na decepção do relatório de emprego dos Estados Unidos, que indicou a criação de apenas 18 mil postos de trabalho no país no mês passado, representando 20% a menos do esperado. O mercado internacional tema que a economia mais importante do mundo perca sustentação exatamente no momento em que o Federal Reserve interrompe o programa de estímulo.

No Brasil, a alta foi acelerada com a intervenção do Banco Central, que pela primeira vês desde o mês de março realizou um leilão de swap comercial reservo, sem o objetibo de estabelecer contratos em vencimento. Além da operação de compra no mercado futuro, o BC realizou dois leilões no mercado à vista.

Para a próxima semana, o dólar depende da reunião sobre o limite da dívida dos Estados Unidos, que deve acontecer no domingo (10), com a presença do presidente Barack Obama e os outros principais líderes do Congresso. O prazo para que o limite seja elevado para o país não entrar em moratória é 2 de agosto. A decisão afeta diretamente a valorização do real e as ações do BC em frear as quedas da cotação do dólar.