Publicado em: sexta-feira, 05/08/2011

Cotação do dólar: moeda em alta de 1,76%

O dólar comercial encerrou o dia em alta nesta quinta-feira (4). A moeda norte-americana sofreu a valorização de 1,76%, acelerando a valorização no final do dia.

A moeda ficou cotada a R$ 1,589 na venda, registrando a maior alta percentual por dia desde 6 de maio do ano passado, quando teve alta de 2,95%, e a maior cotação de fechamento desde 27 de junho deste ano, quando ficou a R$ 1,596.

Os investidores internacionais que estão em busca de proteção contra o pânico dos mercados internacionais foram os responsáveis pela alta do dólar, atuando em um dia de intervenção cambial pesada no exterior e a maior queda da Bovespa desde a crise de 2008.

Mesmo com a moeda alta, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que não crê em uma disparada da moeda norte-americana. “Não sabemos qual é a reação do mercado. Porque no passado a gente sabia, era a fuga para a segurança. Mas hoje eu pergunto: onde é que está a segurança?”, questionou. Apesar do dia turbulento, o Banco Central atuou de forma padrão de intervenções dos últimos dias ao realizar dois leiloes d compra de dólares no mercado à vista.