Publicado em: terça-feira, 04/10/2011

Cotação do dólar: alta de 0,56%

O dólar comercial voltou a valorizar nesta segunda-feira (3). Durante o dia, a moeda norte-americana estava apresentando altas próxima a 2% porém, o Banco Central resolver intervir para conter a subida. No dia, o crescimento foi de 0,56ˆ.

A moeda ficou cotada a R$ 1,892 na venda. Este é o maior valor diário desde o dia 1º de setembro de 2009, quando o dólar encerrou a R$ 1,904 na venda. Em setembro, a moeda conseguiu valorizar 18,15%, a maior valorização mensal desde setembro de 2002.

O Baco Central optou por realizar um forte intervenção no mercado futuro de cambio para conter a alta do dólar. Este foi o segundo leilão de swap cambial tradicional realizado nas ultimas três semanas. Para a terça, é provável que o BC atue com um novo swap e oferece mais de 90 mil contratos.

Durante o dia, o ministro da Fazenda, Guido Mantega comentou que devido ao fluxo de recursos disponíveis pelos países emergentes neste momento, o real deve continuar menos valorizado. “Mas não sei em que patamar”, afirmou.