Publicado em: segunda-feira, 30/06/2014

Costa Rica 1 (5) x 1 (3) Grécia – Seleção da América Central vence nos pênaltis e está nas quartas da Copa do Mundo 2014

Costa Rica 1 5 x 1 3 Grécia - Seleção da América Central vence nos pênaltis e está nas quartas da Copa do Mundo 2014Após empate por 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação, a Costa Rica se classificou para as quartas de final da Copa do Mundo 2014, depois de bater a Grécia nas penalidades máximas, por 5 a 3, no último domingo (29), na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata-PE. Esta é a primeira vez na história em que a Seleção Centro-Americana chega nesta fase do Mundial.

A etapa inicial foi bastante equilibrada, mas a Seleção Grega conseguiu cadenciar mais o jogo. Logo no primeiro minuto de partida, Christodoulopoulos bateu de fora da área e a bola foi por cima do gol. Seis minutos depois, porém, Bryan Ruiz abriu na esquerda para Bolaños, que bateu por cima do gol. No final da primeira etapa, aos 37 minutos, Cholevas cruzou na área, Salpingidis pegou de primeira, o goleiro Navas desviou e a bola foi pra fora.

No começo da etapa complementar, a Seleção Centro-Americana foi superior. Logo no primeiro minuto, Cholevas cobrou falta na área, Samaras cabeceou e Navas defendeu. Cinco minutos depois, Bolaños rolou para o meio, Bryan Ruiz pegou de primeira e colocou no canto esquerdo de Karnezis, Costa Rica 1 a 0. Após a expulsão de Duarte, a Seleção Grega, com um a mais em campo, passou a pressionar os adversários.

No final do tempo normal, aos 42 minutos, Christodoulopoulos cruzou do lado direito e Navas se antecipou a Gekas. Mas três minutos depois, Karagounis cruzou na área, Mitroglou bateu, Navas deu rebote e Sokratis marcou, 1 a 1. Nos acréscimos, aos 48 minutos, Christodoulopoulos cruzou na área, Mitroglou cabeceou e Navas fez grande defesa.

Com um jogador a mais em campo, a Seleção Grega foi mais incisiva na prorrogação. Logo aos quatro minutos, Katsouranis cruzou na área, a bola bateu em Gekas e foi pra fora. Aos dez minutos, Cholevas tentou jogada na área, a bola sobrou para Katsouranis, que foi travado.

Logo no começo do segundo tempo da prorrogação, após desvio de Campbell, Brenes bateu e a bola foi pra fora. Aos sete minutos, Christodoulopoulos bateu forte e Navas fez boa defesa. Aos 15, após lançamento, Mitroglou desviou, Gekas chutou e Navas fez defesa espetacular.

Costa Rica tem 100% de aproveitamento nos pênaltis e se classifica

Nas penalidades máximas, a Costa Rica converteu todas as suas cobranças, com Borges, Bryan Ruiz, González e Campbell. Gekas errou a cobrança para os gregos, Navas defendeu. Depois disso, coube a Umaña o gol da classificação.

Pelas quartas de final da Copa do Mundo 2014, a Costa Rica volta a campo no próximo sábado (5 de julho), às 17 horas, contra a Holanda, na Arena Fonte Nova, em Salvador.