Publicado em: quarta-feira, 12/02/2014

Correios vão enviar SMS para confirmação de entrega de cartas

Correios vão enviar SMS para confirmação de entrega de cartasA partir de maio, os Correios começarão a utilizar um sistema de envio de mensagens de texto (SMS) para informar aos remetentes e destinatários sobre a entrega de correspondências. Inicialmente, este sistema servirá exclusivamente para avisos de recebimento, mas, em breve, poderá até mesmo ser utilizado para modificar o local e a data em que encomendas e cartas devem chegar.

Testes

No momento, o sistema ainda está em fase de testes. Através do site oficial dos Correios, os consumidores que desejam fazer o rastreamento de determinada correspondência podem cadastrar seus celulares, para que um aviso seja recebido quando o objeto chegar ao seu destino.

Em maio, quando o sistema já estiver em funcionamento em todo o país, os celulares serão cadastrados na internet ou nas próprias agências dos Correios, no momento em que a correspondência for postada. De acordo com Antônio Luiz Fuschino, do setor de tecnologia dos Correios, o sistema de coleta de números já está pronto.

Além de permitir que o remetente saiba que a encomenda foi entregue, o sistema de aviso por SMS dos Correios permitirá também que os destinatários saibam, com antecedência, que receberão uma correspondência, além de receberem informações exatas sobre quando o pacote foi deixado em sua casa.

Facilidade

O novo sistema desenvolvido pelos Correios tem sido muito elogiado pelos consumidores, principalmente aqueles que vivem em condomínios que não possuem muito controle sobre a entrega de correspondências. Nestes casos é comum haver problemas com entregas, como, por exemplo, o recebimento de um produto por vizinhos, que acabam não repassando a mercadoria aos compradores.

A previsão dos Correios é de que, ainda neste ano, o sistema ganhe novos recursos. Será possível, por exemplo, solicitar um horário determinado para entrega. Por questões de logística, não é possível fazer com que os carteiros entreguem as correspondências no momento exato solicitado pelo cliente. Contudo, é possível fornecer algumas informações básicas, como, por exemplo, pedir que as cartas sejam entregues apenas após o almoço, ou pela manhã.

No caso das entregas para vizinhos, haverá a possibilidade de autorizar determinada pessoa a receber a correspondência. Assim, será possível minimizar o problema de entrega para qualquer vizinho, prática que costuma ser recorrente entre carteiros.

Funcionamento

O novo sistema dos Correios vai aposentar de vez as extensas listas de papel que os carteiros têm de utilizar. O funcionário sairá dos centros de distribuição com uma lista virtual de entregas, disponível em um smartphone fornecido pelos Correios. Conforme o serviço vai avançando, as informações são alteradas em um aplicativo próprio. Quando uma entrega é feita, a informação é repassada para uma central, que já envia mensagens automáticas para o destinatário e o remetente. Atualmente, o horário de entrega ou o motivo para que algo não tenha sido entregue precisam ser anotados em papel. Portanto, o novo sistema, ao contrário do que se pensava inicialmente, facilitará também o trabalho dos carteiros.

O sistema está sendo testado desde agosto de 2013, quando três mil carteiros começaram a utilizar smartphones para enviar informações referentes ao serviço Sedex 10.