Publicado em: quarta-feira, 06/02/2013

Correção da Redação do Enem 2012 já pode ser consultada

Correção da Redação do Enem 2012 já pode ser consultadaOs candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano de 2012 já poderão ter acesso ao espelho da correção de sua redação. Os documentos acabaram sendo divulgados pelo Ministério da Educação hoje de manhã, dia 6 de fevereiro, diretamente no site direcionado para os resultados do exame. O acesso, todavia, será apenas para consultas individuais.

O usuário deverá colocar o seu CPF, ou até mesmo o número de sua inscrição além da senha que já foi cadastrada para conseguir visualizar os seus dados. Segundo a assessoria de imprensa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o candidato, de maneira individual, poderá ter acesso á sua versão, já digitalizada, do documento de seu texto, além da nota que tirou em cada uma das cinco competências que foram avaliadas na prova. Para ilustrar os motivos da nota um parágrafo acompanhará a nota e vai explicar o significado desta competência.

Depois disso, o estudante pode inclusive ver um gráfico que faz a comparação entre o seu desempenho individual com o desempenho médio de todos os candidatos que prestaram o exame em todo o Brasil. Segundo o MEC, o objetivo do acesso ao espelho da referente correção da redação está servindo apenas para fins pedagógicos. As regras do edital do Enem de 2012 deixam claro que não existe qualquer tipo de possibilidade de recurso administrativo para todos os candidatos que por via possam discordar de sua nota. Para pedir uma nova correção o estudante pode acionar a justiça. A divulgação desse espelho está fazendo parte do Termo de Ajustamento de Conduta, conhecido como TAC, que foi assinado anteriormente pela Subprocuradoria Geral da República, além da União e do Inep no ano de 2012. Neste acordo o MEC acabou se comprometendo que iria divulgar a “vista pedagógica” da redação para todos os candidatos.