Publicado em: segunda-feira, 23/01/2012

Corpos de soldados franceses chegam a Paris

Um pouco antes da meia-noite (no horário de Paris) deste domingo, dia 22 de janeiro, um jornalista da AFP informou que os corpos dos quatro soldados franceses mortos no Afeganistão chegaram ao aeroporto Charles de Gaulle-Roissy, na França. Os saldados foram mortos por um membro do exército afegão na última sexta-feira.

Os caixões com os corpos dos soldados estavam cobertos com a bandeira da França e foram repatriados dentro da aeronave. No avião que voltava à Paris também estava o ministro da Defesa, Gerard Longuet. Este foi ao Afeganistão logo depois do ataque, que deixou outros 15 soldados franceses feridos, sendo que oito deles foram gravemente machucados.

Dois soldados ainda estão internados no hospital localizado em Bagram e outro está em fase de recuperação no hospital militar francês, que fica em Cabul. No sábado, 12 soldados foram repatriados. O crime aconteceu na sexta-feira, quando um soldado afegão atirou contra instrutores franceses que correm em Kapisa e estavam sem proteção e desarmados.

O ministro da Defesa foi mandado ao país pelo presente Nicolas Sarkozy a fim de verificar quais são as medidas tomadas para melhorar a segurança dos soldados franceses que treinam os afegãos. A França possui mais de três mil soldados em território afegão. Desde que a mobilização começou, em 2001, mais de 80 soldados franceses morreram no país.