Publicado em: segunda-feira, 19/12/2011

Corpo do carnavalesco Joãosinho Trinta é enterrado nesta segunda-feira

O corpo de Joãosinho Trinta será enterrado nesta segunda-feira, dia 19 de dezembro, às 10 horas, em São Luiz, no Maranhão, no Cemitério do Gavião. João Clemente Jorge Trinta faleceu no último sábado, aos 78 anos, vítima de um choque séptico, infecção urinária e pneumonia.

O carnavalesco estava hospitalizado desde o dia 3 de dezembro, em um quadro grava. Joãosinho respirava por aparelhos e foi pensada a hipótese de submetê-lo a uma cirurgia, porém a ideia foi rejeitada pela equipe médica. Ele nasceu no Maranhão e começou a carreira como assistente na escola de samba Acadêmicos do Salgueiro.

Nesta escola, ele venceu em 1974 e 1975, com O Rei de França na Ilha da Assombração e O Segredo das Minas do Rei Salomão. Depois disso, ele foi para a Beija-Flor, escola em que venceu nos anos de 1976, 1977, 1978, 1980 e 1983. Já em 1986, Joãosinho Trinta conquistou mais um título com o enredo O Mundo é uma Bola.

Em 2003, gravou o documentário A Raça – Síntese de Joãosinho Trinte, o qual mostrava todos os preparativos para o carnaval da Grande Rio. O documentado retratava o perfeccionista do carnavalesco e também a sua apreciação pela cultura popular. Em 2006, ele sofreu dois AVCs e se mudou para o Distrito Federal. Lá, foi agraciado com o título de Cidadão Honorário de Brasília.