Publicado em: quarta-feira, 22/08/2012

Corinthians faz pedido para registrar nomes de Itaquerão e Fielzão

Corinthians faz pedido para registrar nomes de Itaquerão e FielzãoMesmo não querendo utilizar os nomes de Itaquerão e Fielzão para o estádio que está sendo construído na zona leste de São Paulo, o Corinthians acabou registrando as duas marcas em seu nome. O clube paulista entrou com o pedido no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual, o INPI, para ser dono dos dois nomes e usá-lo de forma comercial. O pedido foi feito para que o uso aconteça em sete categorias de comércio e serviço, incluindo a de estádio de futebol.
O Corinthians afirmou que optou por fazer o pedido para evitar que outras empresas acabassem utilizando o nome.

Os pedidos de registro dos dois nomes foram feitos entre novembro e dezembro do ano passado. Além de pedir para se tornar a dona das marcas, o Corinthians também está contestando o uso deles por outras empresa que estão tentando utilizar os dois nomes de forma comercial.

Luciana Bampa Haddad, advogada que foi contratada pelo Corinthians para cuidar do caso, disse que existem outros 10 pedidos de outras empresas que estão querendo usar as marcas Itaquerão e Fielzão de forma comercial. Enquanto isso, segundo ela, o clube está solicitado o registro dessas e de outras marcas que possam vir a ser utilizadas no estádio do Corinthians. Segundo ela, além das duas já citadas, existem mais duas marcas que o marketing da equipe paulista pediu para que fossem registradas.

O Timão quer garantir que será o único a utilizar esses nomes em produtos e serviços diversos, desde bolas, revistas, lojas, artigos esportivos e também estádio de futebol. A aprovação do pedido costuma ocorrer em até dois anos depois que a solicitação é feita. Como o Corinthians entrou com o pedido no final de 2011, a previsão é de que a aprovação para o uso das marcas aconteça até o final de 2013, que é também para quando está prevista a inauguração do estádio do Corinthians em Itaquera.