Publicado em: quarta-feira, 10/04/2013

Corinthians enfrenta San José sem Cássio e com Pato no banco

Corinthians enfrenta San José sem Cássio e com Pato no bancoNão vai ser apenas a liderança do grupo 5 da Copa Libertadores da América que estará em jogo no jogo desta quarta-feira (10), no Estádio do Pacaembu. O jogo contra o San José-BOL, que começa às 21h50 no horário de Brasília, vai ter um valor simbólico ao Corinthians. O atual campeão do torneio sul-americano não teve vida fácil na edição deste ano do torneio.

As dificuldades tiveram início exatamente contra o adversário desta quarta-feira, no jogo de estreia, quando o Corinthians teve que enfrentar os 3800m de altitude da cidade de Oruro. Em campo, o time brasileiro conseguiu um empate, porém saíram de lá derrotados por causa da trágica morte do jovem Kevin Beltrán Espada, que foi vítima de um sinalizador atirado, aparentemente sem intenção por um torcedor Corinthiano.

Devido a este incidente, o Corinthians teve que disputar a partida seguinte sem o apoio do torcedor. Em um Pacaembu vazio o time comandado por Tite enfrentou o Millonarios-COL e ganhou.

Para o duelo seguinte os campeões tiveram que fazer uma viagem de quase 10 mil km de distância, indo de São Paulo até a cidade Tijuana no México na fronteira com os Estados Unidos. Como se isso não fosse motivo, ainda foi necessário enfrentar um gramado sintético no campo da equipe local. E o Corinthians sofreu sua primeira derrota na competição depois de 16 jogos em mais de 2 anos.

A partir deste momento a maré começou a ser outra, no jogo seguinte houve o retorno do torcedor ao Pacaembu e uma vitória por 3 a 0 e na rodada passada, a vitória sobre o Millonarios por 1 x 0, na cidade de Bogotá, fez com que o time conseguisse a classificação para as oitavas de final do torneio.

Agora para a reviravolta alvinegra ser completa, o Corinthians necessita vencer o reencontro com o San José para segundo aponta o técnico Tite terminar com vitória será um sinal da maturidade do grupo, que enfrentou diversas dificuldades, de todos os tipos e terminar em primeiro lugar vai ser sinal de uma maturidade muito grande do grupo.

Para que fique em primeiro lugar, o Corinthians precisa manter a diferença de dois gols que tem no saldo de gols que tem à frente do Tijuana, pois ambos contam com dez pontos. Para que não necessite aguardar o resultado do concorrente frente ao Millonarios, também durante esta quarta-feira (10), no México, Tite deu a ordem para que a vitória esteja em primeiro plano e que o time seja agressivo e busque gols e não administre o resultado.

Para a partida Tite não vai poder contar com Cássio, que vai ficar fora dos campos por três semanas devido a uma fratura que foi constada no punho esquerdo do goleiro e o reserva Julio Cesar vai substituir ele. Outro que não começará o jogo é Alexandre Pato, que apesar de não ter nenhum problema físico, ficará no banco no início do jogo. O time vai ter o quarteto ofensivo formado por Danilo e Romarinho no meio de campo e Emerson e Guerrero formando o ataque.

O Corinthians poderá terminar a primeira fase até com a segunda melhor campanha do torneio, devido ao empate da terça-feira de Emelec-EQU e Vélez Sarsfield-ARG que ficou com 12 pontos. A melhor campanha da primeira fase já é do Atlético-MG, que conquistou 15 pontos e não pode ser superado.