Publicado em: domingo, 16/02/2014

Corinthians afirma ter quitado a dívida com Pato

Corinthians afirma ter quitado a dívida com PatoAlexandre Pato e Jadson, recentemente envolvidos em uma troca entre São Paulo e Corinthians, aguardavam apenas o pagamento de uma dívida do Corinthians com seu ex-atacante para finalmente assinarem seus contratos com as novas equipes. Na tarde desta quinta-feira, 13 de fevereiro, o Corinthians informou que a pendência já foi resolvida. Assim, o empréstimo de Pato, e a transferência de Jadson em definitivo, já podem se concretizar.

Pressa

Embora fosse o devedor na história, era o Corinthians quem mais tinha pressa para resolver rapidamente a situação. Isso porque a equipe está com o elenco reduzido, e quer contar com Jadson o quanto antes no Campeonato Paulista. Com a resolução do problema, Jadson já deve assinar seu contrato nesta sexta-feira, podendo ficar à disposição de Mano Menezes para o clássico contra o Palmeiras, no domingo.

Pato, por sua vez, só poderá estrear pelo tricolor paulista em março, pela Copa do Brasil. O regulamento do Campeonato Paulista impede que um atleta que já tenha disputado três partidas por um clube possa jogar por outro na mesma competição. Pelo Corinthians, Alexandre Pato disputou cinco jogos antes da transferência para o rival.

Direitos de imagem

O dinheiro devido pelo Corinthians a Alexandre Pato – R$1,5 milhão – era referente aos direitos de imagem do jogador. O Corinthians aguardava o pagamento das parcelas de patrocínio devidas pela Caixa Econômica Federal, que diziam respeito aos dois primeiros meses do ano.

Com a pendência resolvida, o Corinthians já redigiu o contrato de Jadson e o enviou para o tricolor paulista. A intenção do Timão é de que o São Paulo já assine todos os papeis necessários na manhã desta sexta-feira, o que dará ao Corinthians tempo hábil para fazer a inscrição do meia Jadson na FPF (Federação Paulista de Futebol).

Outros reforços

Após se desfazer de grandes nomes de seu elenco, como Ibson, Alexandre Pato, Douglas e Paulo André, o Corinthians “foi às compras”. Além de Jadson, envolvido na troca com Pato, o clube também anunciou a contratação do meia Luciano, do Avaí, que já realizou exames médicos no CT Joaquim Grava na manhã desta quinta-feira. O Corinthians ainda não anunciou oficialmente o jogador, porque o contrato não foi assinado. Contudo, Luciano já rescindiu seu vínculo com o clube catarinense.

A chegada de Luciano reforça uma nova filosofia da diretoria alvinegra, que busca se desfazer dos chamados “medalhões” (jogadores com muito nome e, por consequência, altos salários) e investir em atletas jovens e pouco conhecidos. Luciano tem 20 anos e, por enquanto, o Corinthians ainda não informou qual será o salário do atleta. O meia já vinha sendo observado pelo clube há algum tempo.

Na página oficial do Avaí, Luciano já não consta mais como jogador do clube. A equipe catarinense informou que os direitos econômicos do meia foram adquiridos por um grupo de empresários, que levarão o atleta para uma equipe de São Paulo.

Após a chegada de Luciano, é possível que o Corinthians encerre sua temporada de contratações para o primeiro semestre de 2014.