quinta-feira, abril 25, 2024
HomeTecnologiaCoréia do Sul lança banda larga 4G 240 vezes mais rápida que...

Coréia do Sul lança banda larga 4G 240 vezes mais rápida que a brasileira

Banda larga 4G 240 vezes mais rápida que a brasileiraO país coreano vive dando motivos para todo o mundo sentir inveja deles, principalmente quando o assunto é tecnologia. E agora, não será diferente. A operadora mais reconhecida da Coréia do Sul, a SK Telecom, declarou que até o fim de 2014 eles vão oferecer velocidade de 300 MBPS (megabits por segundo). Com essa rapidez, é possível fazer o download de um filme de aproximadamente 800 MB em apenas 22 segundos. Além da SK, outra empresa do ramo, a LG Uplus, também informou que vai disponibilizar uma conexão parecida com essa anunciada.

De acordo com a empresa de pesquisas Akamai, aqui no Brasil a velocidade média da banda larga móvel chegou no segundo semestre do ano passado a 1,26 Mbps. Quando foi lançada aqui a banda larga 4G, a velocidade máxima atingida foi de 50Mbps, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, na Barra da Tijuca. Porém, este número foi em um ponto fora da curva, pois a média que foi feita nos testes de lançamento chegou a 22,4 Pbps.

Esta conexão de 300 Mbps só será possível ser realizada na Coréia do Sul porque o país já está com um 4G mais incrementado, o LTE-Advance, diferentemente do que usamos aqui no Brasil, que é o LTE. O sistema foi impkantado no páis coreano em meados de junho do ano passado pela empresa SK Telecom, e as demais companhias seguiram o exemplo da maior rival no mês de setembro.

O LTE-Advance, segundo informações do site da Coréia do Sul Yonhap News, mistura dois tipos de frequência 4G para aumentar ainda mais a velocidade. As frequências utilizadas na conexão são: 1,8 GHz e a 800 Mhz. Mas a SK promete não parar por ai, já que os objetivos da operado são maiores. A expectativa da indústria é implantar três faixas no espectro, elevando ainda mais as taxas de conexão.

Porém, os aparelhos que utilizamos hoje não suportará esta velocidade extrema. Neste caso, os fabricantes precisarão adaptar mais uma vez os aparelhos, agora para a nova tecnologia 4G sul-coreano.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias