Publicado em: segunda-feira, 14/07/2014

A Copa chegou ao fim e foram classificados os pontos que deram certo e os que não deram certo durante o mundial

A Copa chegou ao fim e foram classificados os pontos que deram certo e os que não deram certo durante o mundialAnsiedade, expectativa e receio, eram os sintomas que rondavam os brasileiros em relação a como os estrangeiros enxergariam nosso país após a Copa do Mundo. Foram 64 anos de espera para que o Brasil recebesse novamente o mundial. No início, o pessimismo tomava conta, sempre com a frase que acabou virando bordão nas redes sociais: “Imagina na Copa”. O evento acabou ontem, domingo (13) com muitos elogios de estrangeiros e até mesmo dos brasileiros, que se surpreenderam com o resultado.

Assim como os pontos positivos que chamaram a atenção dos estrangeiros, também existiram os negativos, como obras que ficaram inacabadas, preparativos não finalizados, brigas, alagamentos nas cidades-sede, invasão de torcedores nos estádios, entre outros. Mesmo com tantos problemas existentes e com uma grande disputa entre as seleções, além de da diversão ter sido garantida dentro e fora dos estádios, a mundial termina de forma melhor do que se imaginou. Foram levantados alguns dados sobre o que deu certo e errado.

O que deu certo:

Hospitalidade

O brasileiro é conhecido pela simpatia e a grande hospitalidade, nesse quesito, o país se saiu tão bem, que os gringos já pensam em voltar. Não faltaram elogios pela atenção, simpatia, e em especial, a alegria do povo brasileiro em ajudar e ser prestativo.

Acomodação

Cada um se virou do jeito que pode, mas não faltaram leitos em hotéis e as caravanas que vieram do Brasil todo e até mesmo de países vizinhos, conseguiram oferecer uma boa acomodação a eles, e seus carros e trailers. Para quem quis economizar, as areias de Copacabana, na Zona Sul do Rio, serviram de abrigo com sacos de dormir.

O que deu errado:

Trânsito

Os torcedores precisaram enfrentar muito transito em São Paulo, Salvador e Manaus durante os primeiros jogos. O grande fluxo de veículos, fizeram com que muitas pessoas precisassem assistir ou ouvir às partidas dentro do carro.

Vila Madalena

O famoso bairro boêmio de São Paulo, foi um dos ‘points’ da galera durante a Copa. A festa até que começou de forma organizada, mas o excesso de pessoas acabou trazendo problemas como a passagem nas ruas, que viraram um tipo de “micareta fora de época”, tendo muitas brigas, tráfico de drogas, feridos e até mesmo xixi ficaram pelas calçadas.