quinta-feira, abril 25, 2024
HomeEsportesCopa América - Xerife celeste, Lugano coloca Brasil e Argentina como favoritos...

Copa América – Xerife celeste, Lugano coloca Brasil e Argentina como favoritos na Copa América

Campeão da Libertadores e do mundo com o São Paulo Futebol Clube, Lugano sempre que se mostra ao mundo vestindo o manto celeste causa saudades em muitos torcedores brasileiros. Somado a bela trajetória pelo Morumbi, há o fato de Lugano ter sido um dos grandes destaques do Uruguai semifinalista na Copa do Mundo da África do Sul, em 2010. Isso tudo o credencia como um nome a ser ouvido quando se pronuncia.

Pois às vésperas da estreia do Uruguai na Copa América 2011, e no dia do início do torneio com o jogo entre Argentina x Bolívia logo mais, Diego Lugano afirmou que os favoritos ao título são Brasil e Argentina, como de costume. Lugano, que também é o capitão do Uruguai na competição, disse no entanto desprezar os favoritos, apesar de eles existirem: “A verdade é que não me interessa que haja favoritismo, nos interessa que teremos a oportunidade de fazer história”, contou em coletiva.

O zagueiro também lembrou a forte presença da chamada Celeste Olímpica ao longo da competição sulamericana. O Uruguai é o país mais vezes campeão do torneio ao lado da anfitriã de agora Argentina: ambos têm 14 conquistas contra 8 do Brasil. A seleção de Lugano foi a primeira campeã da Copa América, há quase uma centena de anos, em 1914.

A história e a grande campanha uruguaia na Copa empolgam jogadores e torcida. Com a mesma base de hoje, o técnico Oscar Tabárez alcançou um feito extremamente significativo: ser a melhor seleção sulamericana na Copa do Mundo (o Uruguai foi 4º colocado). Além disso, Tabárez, Lugano, Forlán e cia. são responsáveis pela renascimento do futebol uruguaio, que há tempos vivia anos de amargura.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias