Publicado em: terça-feira, 05/07/2011

Copa América – Uruguai 1 x 1 Peru

A Celeste Olímpica fechou ontem a estreia do trio de ferro sulamericano nesta edição da Copa América. Favoritos ao título por diferentes credenciais: a anfitriã Argentina de Messi, o pentacampeão Brasil de Neymar, e, o melhor sulamericano na Copa do Mundo, Uruguai de Forlán. E depois de ver os dois primeiros patinarem em suas estreias, o Uruguai não fez diferente.

O Peru, adversário da noite pelo Grupo C, veio a campo desfalcado com um 4-4-1, em que Guerrero ficava mais à frente. A estratégia do atacante mais isolado deu certo aos 20 minutos do primeiro tempo, quando Guevara encontrou Guerrero num longo lançamento. Guerrero driblou o goleiro Muslera antes de abrir o placar. O Uruguai repetia o roteiro da Argentina na sexta-feira.

O melhor jogador do Mundial de 2010 chamou o jogo, Diego Forlán fez por onde três boas chances de gol. Mas todas pararam na defesa peruana ou nas mãos de Raúl Fernandez. O intervalo atrás do placar parecia iminente aos uruguaios. Até Lodeiro dar boa assistência a Luis Suárez e o artilheiro empatar o placar em 1 a 1.

Forlán e Suárez, ídolos e artífices da boa seleção uruguaia, mostraram do que eram capazes aos 24 do 2º tempo. O primeiro tabelou magistralmente com o segundo, antes de sair na cara do gol e desperdiçar uma incrível chance de virar o marcador. A outra grande oportunidade da partida passou pela cabeça de Guerrero, sozinho dentro da pequena área já nos acréscimos, de peixinho, para fora. Na próxima rodada do Grupo C, o Peru enfrentará o México enquanto Chile x Uruguai duelam.