Publicado em: sábado, 26/05/2012

Copa 2014 – Fifa pede para que governo dê prioridade ao Mundial

A Fifa pediu para que o governo brasileiro dê prioridade para as obras da Copa do Mundo de 2014. O temor, embora não revelado, é que haja atrasos, sobretudo no que diz respeito a estádios e obras de infraestrutura no país.

O pedido foi feito na última sexta-feira (25), pelo secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke. O dirigente afirmou que existem alguns ‘projetos chaves’ para a realização da Copa do Mundo, e que o governo brasileiro deve assegurar a realização destes dentro do cronograma.

A declaração foi feita com base no material recebido ainda esta semana, um relatório elaborado pelo próprio governo brasileiro, em que aponta o andamento das obras de estádios e infraestrutura nas doze sedes do Mundial. Em muitos casos foram apontados atrasos ou sequer início das construções.

Valcke admite até a escolha, por parte da Fifa, de alguns projetos que sejam prioridade. A atitude já indica que a própria entidade que rege o futebol internacional admite que o Brasil não irá conseguir cumprir o que prometeu e entregar todas as obras antes do início da Copa.