Publicado em: quinta-feira, 20/12/2012

Contos de Grimm são lembrados pelo Google pelos seus 200 anos de publicação

Contos de GrimmContos de Grimm, o famoso livro de histórias infantis está completando 200 anos desde a sua primeira publicação original. Para comemorar a data muito importante para a história da literatura infantil mundial, o Google, maior site de buscas da internet em todo o mundo, preparou uma homenagem para esta obra em forma de doodle.

O doodle Contos de Grimm de hoje é interativo, ou seja, o internauta precisa interagir com a imagem para poder conferir a história de forma completa, quadro a quadro. A cada quadro, existem imagens que remetem a história da Chapeuzinho Vermelho, e as pessoas podem entender o que está acontecendo por meio das figuras de cada um dos quadros. Uma seta disponível do lado direito da imagem passa de uma imagem para a outra e caso o internauta queira voltar para a imagem anterior, há uma seta disponível também do lado esquerdo.

No entanto, a história de Chapeuzinho Vermelho do Google tem um final diferente da que tem a original. O lobo mau come a vovozinha e a Chapeuzinho Vermelho, assim como na história original escrita pelos irmãos Grimm. Mas, no entanto, na versão do Google um lenhador escuta o lobo dormindo na casa da vovozinha e vai ver o que está acontecendo. Ele se depara com o lobo deitado na cama da vovó, mas com um cachecol saindo pela sua boca. É a vovó que, mesmo dentro da barriga do lobo, continua tricotando. O lenhador vai puxando o cachecol de dentro da boca do lobo que dorme e consegue tirar a vovó e a Chapeuzinho Vermelho de dentro do estômago dele. O lenhador ainda bate no Lobo Mau e consegue salvar as duas do vilão.

Assim, os internautas que acessarem a página principal do Google nesta quinta-feira, dia 20 de dezembro, poderão encontrar no lugar da tradicional logo do site, uma imagem que remete a uma das histórias mais famosas que estão presentes no Contos de Grimm: a história da Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Mau.

Nesta quinta-feira (20), o Google decidiu prestar mais uma de suas homenagens e o escolhido da vez foi o 200º aniversário da publicação de uma das mais importantes coletâneas de fábulas infantis de todos os tempos. Trata-se dos Contos de Grimm, que foi publicada em 1812 pelos irmãos Wilhelm e Jacob Grimm.

Ambos nasceram na Alemanha na década de 1780 e faleceram na década de 1860. Apaixonados pela língua alemã, os irmãos Grimm dedicaram a vida para registrar fábulas das mais variadas regiões da Europa e reuniram todo esse trabalho na coletânea que ficou conhecida como Contos de Grimm.

O Doodle desenvolvido pelo Google é animado e você pode conferir uma das principais fábulas escritas pelos dois alemães. Trata-se da história de Chapeuzinho Vermelho e conforme você clica para mudar de imagem a história é contada apenas com imagens.

Na verdade, esses contos de fadas não foram ‘criados’ pelos irmãos Grimm. Eles apenas pesquisaram várias histórias dos mais diferentes lugares da Europa e depois adaptaram aquilo que sabiam para o mundo infantil. Por isso que o trabalho deles foi muito importante, o de tornar essas histórias fantásticas que eram destinadas para adultos agora para crianças.

Existem vários tipos de contos de fadas distribuídos na obra dos irmãos Grimm. Alguns são contos de encantamento, outros contos maravilhosos, fábulas, contos de enigmas, lendas e contos jocosos. Mas a principal característica desses contos de fadas é apresentar a história em narrativa simples, com poucos personagens e apenas um núcleo. Além da Chapeuzinho Vermelho, as principais histórias presentes nos Contos de Grimm são Cinderela, Branca de Neve e os sete anões, O Flautista de Hamelin, Rapunzel, Bela Adormecida, João e Maria, entre outros.

Irmãos Grimm

Contos de Grimm

Os Grimm, Jacob (1785-1863) e Wilhelm Grimm (1786-1859), foram dois alemães, lingüistas, pesquisadores culturais, e autores que, juntos, escreveram sobre a cultura popular.

Os dois irmãos começaram a coletar os grandes contos de fadas de sua geração. Eles reuniram uma série de histórias com príncipes e princesas, florestas, castelos e magia, porém também sagas mais sombrias sobre canibalismo, desmembramento, assassinato e madrastas más.

Eles estão entre os contadores de histórias mais conhecidos em contos populares da europa, e o trabalho popular com histórias como “Cinderela”, “O Príncipe Sapo”, “Hansel e Gretel”, “Rapunzel”, “Rumpelstiltskin”, e “Branca de Neve”. Sua primeira coleção de contos populares, infantil e contos domésticos, teve sua publicação em 1812.

Os Contos dos Irmãos Grimm

O Contos de Grimm foi escrito pelos irmãos Grimm – Jacob e Wilhelm – e publicado originalmente no ano de 1812. Apesar de antigas, as histórias escritas pelos irmãos Grimm continuam fazendo muito sucesso com as crianças de diversas gerações. A obra é composta por dois volumes, que somam no total 200 contos.

Na lista de histórias que estão presentes nos Contos de Grimm estão João e Maria, Rapunzel, Cinderala ou a gata borralheira, Chapeuzinho Vermelho, O Pequeno Polegar, A Bela Adormecida , Branca de Neve e os Sete Anões, O Ganso de Ouro, que são as histórias mais famosas, entre inúmeras outras.

Contos de Grimm – Doodle

Contos de Grimm

O Doodle dos Irmãos Grimm Doodle mostra imagens da História da Chapeuzinho Vermelho, um conto de fadas famoso de uma menina e o lobo mau.

O primeiro Doodle mostra uma menina, Chapeuzinho Vermelho, com uma cesta de piquenique em sua mão.

O segundo Doodle mostra Chapeuzinho anda através de uma ponte na floresta. Ela canta e está feliz por seguir o seu caminho e ir visitar a avó.

No terceiro Doodle Chapeuzinho Vermelho continua na floresta, mas ela não está ciente dos perigos do local. Há dois olhos apontados para Chapeuzinho. Estes olhos são do Lobo Mau e significa os perigos que o mundo real pode oferecer para crianças pequenas e ingênuas.

O quarto Doodle mostra o Lobo se aproximando de Chapeuzinho Vermelho e perguntando para onde ela vai. Na cena Chapeuzinho diz para o Lobo que a avó está doente, e ela vai visitar a avó, sem imaginar que o Lobo pode machucá-la.

No quinto Doodle, o lobo após falar com Chapeuzinho, o Lobo percebe que a menina não ouviu os pais que disse para não conversar com estranhos, e diz para ela que a avó iria gostar que ela levasse flores para vovó, e aponta para um local com muitas flores.

O Sexto Doodle mostra enquanto a menina colhe flores para a avó, o Lobo vai rapidamente para a casa da Vovó.

No sétimo Doodle, quando o lobo está próximo a casa da vovó de Chapeuzinho o Lobo irá cruzar um rio, que está presente em versões da história dos Irmãos Grimm.

O oitavo Doodle, mostra o lobo chegando na casa da vovó bem antes da Chapeuzinho Vermelho, por causa das flores que ele fez com que ela fosse buscar.

No nono Doodle o Lobo chega à casa da vovó e como ele sabe que Chapeuzinho vai visitar ela, a vovó está esperando Chapeuzinho Vermelho, o lobo então finge que é ela e engana facilmente a vovó doente que abre a porta para ele.

No décimo Doodle após a vovó abrir a porta para o Lobo ele domina ela facilmente. Em algumas histórias é contado que ele prende a vovó no armário e outras o Lobo comeu ela.

O décimo-primeiro Doodle mostra que como Chapeuzinho é uma garotinha, ela fica surpresa ao encontrar a “vovó” na cama.

No décimo-segundo Doodle chapeuzinho pergunta para a vovó-lobo por que as orelhas dela eram tão grandes. O lobo responde que o motivo é para ouvir ela melhor. Ela pergunta por que o nariz da vovó era tão grande e o lobo responde que é para melhor sentir o cheiro dela, ela então pergunta por que a boca da vovó era tão grande, e o lobo responde que é para comer ela.

O décimo-terceiro Doodle mostra o lobo e depois ele salta para cima e come Chapeuzinho Vermelho. Nisto ele cai no sono.

No décimo-quarto Doodle para felicidade de Chapeuzinho Vermelho e a vovó há um lenhador na estrada. Quando ele escuta um ronco alto vindo da casa da vovó ele nota que há algo errado e rapidamente vai na casa para investigar.

O décimo-quarto Doodle, o lenhador encontra o lobo dormindo na casa da vovó e imediatamente sabe que existe algo de errado.

No décimo-quinto Doodle aparece um pedaço de malha que a vovó estava costurando no estômago do lobo e ela e Chapeuzinho Vermelho usariam isto para saírem do estômago do animal.

No décimo-sexto Doodle o lenhador vê a malha saindo pela boca do Lobo e ele puxa Chapeuzinho Vermelho e sua vovó do estômago do lobo, e salva os dois.

O décimo-sétimo Doodle mostra que o lenhador, depois de salvar Chapeuzinho Vermelho e sua vovó, luta com o Lobo Mau e bate nele. Na imagem, Chapeuzinho aparenta estar feliz pelo lenhador ter salvado ela e a vovó.

No décimo-oitavo Doodle o Lobo é enviado até a prisão.

No Doodle final, aparece a vovó costurando o nome Google.

No fim, ao clicar sobre a imagem, o usuário do Google é levado para os links que contam a história sobre os Irmãos Grimm e suas histórias. Esta história conta uma história de crianças sobre avisos para que não conversem com estranhos e não andem em locais perigosos sozinhos.

Doodles do Google

Os doodles foram uma forma que o Google, um dos maiores buscadores da internet do mundo todo, encontrou para homenagear, pessoas, obras e fatos importantes que tiveram ou têm relevância para um determinado país ou para o mundo inteiro.

Eles geralmente são exibidos no local da tradicional marca do Google e são uma figura, que pode ou não ser interativa, que remete ao que está sendo comemorado ou celebrado, mas sem esquecer de dar referências à marca original do site de buscas, sendo nas cores utilizadas, ou então em algumas formas disponíveis no desenho.

Além de cada vez mais complexos e bem feitos, os doodles do Google também tem ficado cada vez mais frequentes. Isso porque o site tem uma equipe de designers que foram contratados especialmente para desenvolver essa homenagens do Google, que ficaram muito famosas no mundo todo.