Publicado em: quinta-feira, 20/12/2012

Contos de Grimm ganham homenagem do Google

Contos de GrimmA quinta-feira (20) começou com doodle novo. O Google homenageia os irmãos Grimm, que completam 200 anos de popularidade de seus contos infantis. Jacob e Wihelm eram alemães e criaram histórias como “A chapeuzinho vemelho”, “Cinderela”, “João e Maria”, “O príncipe sapo”, “Rapunzel”, “Cinderela”, “O pequeno polegar” e “A bela adormecida”. A lista é longa e não há quem não conheça quase todas as histórias.

Ao entrar na página inicial de busca do Google, o internauta tem na sua tela as ilustrações de uma das historinhas que marcaram a infância de crianças do mundo inteiro: “A chapeuzinho vermelho”. Basta clicar no botão do canto direito que as imagens vão sendo trocadas por novas seguindo a ordem da trama. Os irmãos Grimm dedicaram muito de suas vidas a mexer com a imaginação das pessoas. Além disso, eles contribuíram com a língua natal através do Grande Dicionário Alemão. Estudos de linguística e folclore também estão incluídos do trabalho dos Grimm.

Este doodle é uma das animações mais longas já produzidas. A primeira coleção de contos foi a “Children´s and Household Tales”. A publicação é de 1812 e é constituída por dois volumes que contêm as histórias mais famosas deles. Críticos literários opinam que as histórias dos Grimm incentivam o conformismo e submissão. Estudos acadêmicos também levantam a problemática. Mesmo assim, não deixaram de ser contadas.

As informações divulgadas mostram que os temas cruéis ou imorais que estavam incluídos na coletânea foram retirados antes da publicação. No conto dos Grimm “A chapeuzinho vermelho”, o final é contado como o caçador abrindo a barriga do lobo para deixar a menina e a vovó vivas e felizes. O lobo morreria com a barriga cheia de pedras colocadas pelo caçador.

Ao final, o doodle encerra com a imagem da vovozinha de Chapeuzinho Vermelho tricotando um cachecol que forma o nome Google. A série de contos foi publicada inicialmente em 1812 pelos irmãos Grimm, Jacob e Wilhelm. Somente o primeiro volume já contava com mais de 80 histórias, entre elas os clássicos Cinderela, Rapunzel e Chapeuzinho Vermelho. Dois anos mais tarde, foi lançado o segundo volume, com 70 histórias.

Doodles

Já virou tradição o Google comemorar datas importantes na história, que podem ser aniversários de invenções ou até mesmo personalidades, envolvidas com cultura, política ou ciência. A comemoração acontece com a customização do logo da empresa na página inicial do mais famoso motor de buscas do mundo.

O primeiro doodle foi criado em 1998, por conta de um festival de contracultura, o Burning Man, que os fundadores da empresa iriam participar. A ideia é que os usuários soubessem dessa participação apenas ao entrar no site do Google. O sucesso dessa primeira simples caracterização foi tão grande, que agora o Google possui até uma equipe de designer voltada exclusivamente para a criação de artes para homenagens como esta. Mais de mil doodles comemorativos já foram criados em todo o mundo.