Publicado em: terça-feira, 05/07/2011

Consumo excessivo de cafeína pode causar alucinações

Um estudo realizado por cientistas da Universidade La Trobe, na Australia, indica que beber muito café pode causar alucinações auditivas. A pesquisa foi realizada ao medir o efeito da cafeína e o estresse causado pelo consumo em 92 participantes. Segundo os pesquisadores, tomar até cinco cafés por dia pode desencadear o fenômeno.

A pesquisa foi publicada no periódico Personality And Individual Differences aponta que os altos níveis de cafeína, quando associados a eventos estressantes, interagem e produzem níveis de alucinação elevada. Para o chefe do estudo, Sion Crowe, é preciso haver cautela na ingestão da bebida até então considerada segura.

Os resultados foram obtidos ao submeter os 92 voluntários a condições de estresse baixo e alto, proporcionando uma quantidade baixa e alta da cafeína. Durante a pesquisa, eles ouviram o chamado ruído branco, produzido pela combinação simultânea de sons de todas as freqüências, e deveriam informar os responsáveis sempre que ouvissem a música White Christmas, de Bing Crosby. Durante o processo, a canção não foi tocada nenhuma vez.

Os que foram submetidos ao estresse e tomaram a cafeína foram os mais propensos a dizerem que ouviram a música. Segundo o periódico, a combinação entre a cafeína e o estresse aumenta a probabilidade do indivíduo ter um sistema parecido ao da psicose.

A ação da cafeína acontece no sistema nervoso central humana, e como resultado afasta temporariamente a sensação de sonolência e aumenta o estado e alerta. É a substância psicoativa mais utilizada no mundo. A pesquisa tem grandes resultados ao apontar o risco do consumo excessivo da cafeína e sua ação na saúde humana. A cafeína é hoje consumida diariamente pela maioria dos adultos na América do Sul, do Norte e Europa Ocidental.