quinta-feira, abril 25, 2024
HomeSaúdeConsumo excessivo de cafeína pode causar alucinações

Consumo excessivo de cafeína pode causar alucinações

Um estudo realizado por cientistas da Universidade La Trobe, na Australia, indica que beber muito café pode causar alucinações auditivas. A pesquisa foi realizada ao medir o efeito da cafeína e o estresse causado pelo consumo em 92 participantes. Segundo os pesquisadores, tomar até cinco cafés por dia pode desencadear o fenômeno.

A pesquisa foi publicada no periódico Personality And Individual Differences aponta que os altos níveis de cafeína, quando associados a eventos estressantes, interagem e produzem níveis de alucinação elevada. Para o chefe do estudo, Sion Crowe, é preciso haver cautela na ingestão da bebida até então considerada segura.

Os resultados foram obtidos ao submeter os 92 voluntários a condições de estresse baixo e alto, proporcionando uma quantidade baixa e alta da cafeína. Durante a pesquisa, eles ouviram o chamado ruído branco, produzido pela combinação simultânea de sons de todas as freqüências, e deveriam informar os responsáveis sempre que ouvissem a música White Christmas, de Bing Crosby. Durante o processo, a canção não foi tocada nenhuma vez.

Os que foram submetidos ao estresse e tomaram a cafeína foram os mais propensos a dizerem que ouviram a música. Segundo o periódico, a combinação entre a cafeína e o estresse aumenta a probabilidade do indivíduo ter um sistema parecido ao da psicose.

A ação da cafeína acontece no sistema nervoso central humana, e como resultado afasta temporariamente a sensação de sonolência e aumenta o estado e alerta. É a substância psicoativa mais utilizada no mundo. A pesquisa tem grandes resultados ao apontar o risco do consumo excessivo da cafeína e sua ação na saúde humana. A cafeína é hoje consumida diariamente pela maioria dos adultos na América do Sul, do Norte e Europa Ocidental.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias