Publicado em: quinta-feira, 12/09/2013

Consumo está melhorando, diz Mantega com base nas vendas do comércio no mês de julho

Consumo está melhorando, diz Mantega com base nas vendas do comércio no mês de julhoDe acordo com uma avaliação feita por Guido Mantega, que é o ministro da Fazenda, o resultado das vendas feitas no varejo em todo o país em julho mostraram que o consumo no país está passando por uma recuperação. Essa recuperação no consumo está sendo beneficiada, de acordo com ele, pelo recuo da inflação.

O balanço das vendas do varejo em julho foi divulgado hoje, quinta-feira, 12 de setembro e, segundo o ministro, demonstra que a diminuição da inflação já está permitindo que os brasileiros tenham um poder aquisitivo maior. O crédito, para o ministro, também está apresentando melhorar e isso acaba por refletir nas vendas no varejo, que foram muito boas no último mês.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

De acordo com as informações dadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as vendas no varejo tiveram um aumento de 1,9% em julho quando comparado com junho desse ano. Já quando comparado com o mesmo período do ano passado, o crescimento foi de 6%, um aumento nas vendas bem acima do que era esperado pelo mercado para o período.

De acordo com o órgão, esse é o melhor resultado de vendas desde janeiro do ano passado, quando foi registrada a taxa de 2,8%, e também para a receita nominal, que teve desde junho do ano passado sua maior variação, quando foi registrada a taxa de 2,4%.

Ainda levando em conta os números de julho do ano passado, o volume de vendas feitas por meio do varejo cresceu 7,2%. Considerando o acumulado até julho, o crescimento foi 3,5%, enquanto que levando em consideração os últimos doze meses até julho desde ano, o crescimento foi de 5,4%.