Publicado em: quarta-feira, 29/08/2012

Consumidores poderão pagar mais barato pela conta de luz

Consumidores poderão pagar mais barato pela conta de luzNo mês de setembro, a redução do custo da energia elétrica em todo o país deve ser anunciada pelo governo federal. De acordo com a mais recente versão do plano que pretende fazer com que a conta de luz fique mais barata para os brasileiros, haverá um corte de cerca de 20% para as indústrias e de em média 10% nos consumidores normais, que fazem a utilização da energia elétrica em suas residências.

O governo federal ainda não definiu o plano totalmente porque ainda está vendo se poderá ou não se desfazer da receita dos impostos que seriam reduzidos a zero para que o custo da energia elétrica no país ficasse menor.

Isso só será decidido depois que o projeto do Orçamento da União, que será enviado para o congresso brasileiro no final de agosto, for fechado. Com a medida, o governo federal espera que a economia ganhe novo impulso e que tenha um crescimento de pelo menos 4% no próximo ano.

A diminuição das tarifas da conta de luz no país entrariam em vigor no começo de 2013. A previsão é de que ela faça com que o empresariado brasileiro tenham um motivo a menos para reclamar, já que eles dizem que o alto custo do energia elétrica no país é um dos principais empecilhos para que eles possam concorrer com os outros países que têm preços da energia elétrica mais barato.

Indústrias de segmentos que utilizam muita energia em sua produção, como as de alumínio, por exemplo, já falaram em diminuir sua produção no país por causa dos custos com a energia elétrica. Esses setores devem ser os que mais ganharão com a alteração nas contas de luz, já que a redução será maior para aqueles que fazem o uso intensivo da energia elétrica.