Publicado em: quarta-feira, 26/03/2014

Consumidor tem aderido a barra de chocolate ao invés dos ovos de páscoa

Consumidor tem aderido a barra de chocolate ao invés dos ovos de páscoaHá um mês da páscoa, já é possível ver os supermercados abarrotados de ovos de páscoa de todos os tipos e preços, a procura sempre é muito grande, contudo, esse ano não tem sido o mais vendido. Com toda sofisticação dos ovos, dos modelos cada vez mais novos tem feito o valor dele subir também, e com isso, o consumidor acaba preferindo optar pelo chocolate em barra, que é mais em conta e tem a mesma quantidade ou mais de chocolate, do que um ovo comum. Uma pesquisa realizada pela consultoria Kantar Worldpanel com consumidores, revela que na Páscoa passada esse número pela procura de ovos já havia caído para 24%, em contraponto, a compra pelas barras de chocolate aumentaram em 76%.

No ano de 2012, os ovos protagonizaram 33% das compras, e 67% que não aderiam aos ovos. E segundo Kantar, pelo que as pesquisas tem mostrado, essa tendência irá se manter esse ano. As pesquisas também mostram que as pessoas tem comido mais chocolate, só em 2012, foram em média R$66,51 o gasto com o chocolate por domicílio. No ano passado, esse número teve um aumento para R$76,22. A diretora comercial da consultoria, Christine Pereira, afirma que, apesar das barras de chocolate serem mais baratas, a pesquisa mostra que os consumidores acabaram gastando mais no último ano, pois com uma preço em conta conseguiram adquiri mais produtos e de melhor qualidade.

Expectativa para páscoa de 2014

Todo esse gasto crescente do consumidor em relação ao chocolate, influencia na expectativa positiva da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) para a páscoa desse ano. Se espera que o crescimento médio seja de 7,2% nas vendas de produtos na páscoa em comparação com o ano passado. De acordo com a Abras, a páscoa é o segundo melhor período de vendas e só fica atrás do Natal.