Publicado em: segunda-feira, 08/07/2013

Consultas ao 2º Lote do IR 2013 estão abertas

Consultas ao 2º Lote do IR 2013 estão abertasA partir desta segunda-feira (8) estão abertas aos usuários as consultas sobre as restituições do segundo lote do Imposto de Renda deste ano – referente ao ano-calendário do ano passado. Os lotes residuais podem ser consultados de anos de 2008, 2009, 2010, 2011 e 2012. A conferência sobre a liberação poderá ser feita por meio do site oficial da Receita Federal, ou pelo atendimento “Receitafone”, no 146, teclando a opção três.

Até no máximo dia 15, o valor da restituição deverá ser depositado na conta que o contribuinte indicou na declaração. O montante passa por correção do índice básico de juros, o Selic. O valor depositado já está acrescido de 2,21%, referente ao período de maio a julho. Entretanto, após efetuado o depósito, o dinheiro não é atualizado.

Estima-se que mais de 1,1 milhão de pessoas busquem e recebam a restituição. A somatória do valor a ser recebido por todos os contribuintes equivale à R$ 1,4 bilhão. O valor deverá ser pago em sete parcelas. O primeiro lote foi depositado em junho, e o último deverá ser em dezembro. A entrega prioriza idosos (acima de 65 anos de idade), pessoas com doenças crônicas e também os contribuintes que fizeram a declaração do Imposto de Renda no prazo.

Quem não foi restituído até o momento, deve procurar o atendimento da Receita. Não significa que não irá receber os lotes. Todavia, é uma possibilidade de correção de falha no sistema, que realiza os depósitos automaticamente. A pessoa que tem valor a receber não deve apresentar pendências junto ao órgão, ou eventuais erros na declaração, bem como omissão de dados. Portanto, se a declaração do imposto foi retida para verificações na malha fina do “Leão”, é possível que o depósito atrase.

Somente de março a abril deste ano, foram mais de 26 milhões de declarações de Imposto de Renda, realizadas dentro do prazo regulatório.