quinta-feira, abril 25, 2024
HomeEconomiaConsulta do segundo lote da restituição do Imposto de Renda Pessoa Física...

Consulta do segundo lote da restituição do Imposto de Renda Pessoa Física será liberada na terça-feira

Deve ser liberado na próxima terça-feira, 10 de julho, a consulta ao segundo lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física de 2012 da Receita Federal. Primeiro, a própria Receita Federal tinha anunciado que a liberação da consulta aconteceria na segunda-feira, dia 9 de julho, mas voltou atrás e divulgou essa nova informação.

De acordo com Joaquim Adir, supervisor do Programa do Imposto de Renda, o que acontece é que a nota que dirá qual o número de restituições e de contribuintes que serão atendidos neste lote será divulgada na segunda-feira. Já a consulta na internet estará disponível somente na terça-feira.

O dinheiro da restituição estará disponível nas contas bancárias fornecidas pelos contribuintes no próximo dia 16. Segundo o calendário de pagamento dos lotes regulares da restituição do imposto de renda, acontecerão sete liberações. A primeira delas aconteceu no dia 15 de junho e a última está prevista para acontecer no dia 17 de dezembro deste ano.

A consulta da restituição poderá ser feita no site da Receita Federal na internet. No entanto, está não será a única forma, já que os contribuintes também poderão solicitar informações por meio do Receitafone, que está disponível no número 146.

Segundo Joaquim Adir, também deverão ser liberadas da malha fina as restituições de declarações de imposto de renda que foram feitas entre 2008 e 2011.

Se o valor não for depositado na conta do contribuinte beneficiado pelo segundo lote até o dia 16 de julho, ele deverá ir a qualquer agência do Banco do Brasil e fazer a requisição da restituição. Há ainda a opção de ligar na central de atendimento do banco, que está disponível nos números
4004-0001 nas capitais e 0800-729-0001 nas demais localidades. Na ligação, o contribuinte deverá agendar o crédito nominal em conta corrente ou poupança de qualquer banco.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias