quarta-feira, abril 24, 2024
HomeSaúdeConselho Federal de Medicina cria mais três áreas de atuação médica

Conselho Federal de Medicina cria mais três áreas de atuação médica

Uma resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), publicada nesta segunda-feira (1º) no Diário Oficial da União cria novas áreas de atuação médica. A medida aprova a criação da medicina do sono, medicina paliativa e medicina tropical. Com a aprovação, o profissional poderá receber treinamento adicional específico durante o seu programa de residência.

Segundo a resolução do CFM, o campo da medicina paliativa esta associado à especialidades de clínicas médicas, cancerologia, geriatria e gerontologia, medicina de família e comunidade, pediatria e anestesiologia. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que 65% dos portadores de doenças crônicas precisam de cuidados paliativo. Com a novo campo, a Comissão Nacional de Medicina Paliativa da Associação Médica Brasileira (AMB) deve definir nas próximas semanas quais serão os critérios para o reconhecimento dos primeiros paliativistas titulados no país.

Já a medicina tropical é vinculada à especialidade de infectologia, que se decida ao estudo e tratamento de doenças como a malária, febre amarela, dengue, esquistossomose e leishmaniose, ocorrem com mais intensidade nas regiões tropicais.

A nova resolução prevê também que as áreas ligadas ao tratamento e estudo da dor, antes associadas a anestesiologia e neurologia, agora passam a ser associadas também à acupuntura, medicina física e reabilitação, neurocirurgia e ortopedia e traumatologia. A medida também denomina que deixam de ser tratadas como áreas de atuação os campos de cirurgia de coluna, perícia médica, reprodução humana e medicina aeroespacial.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias