Publicado em: quinta-feira, 29/09/2011

Conselho da ONU encaminha pedido palestino ao Comitê de Adesões

O Conselho de Segurança da ONU se reuniu nesta quarta-feira (28) e decidiu encaminhar o pedido de adesão do Estado Palestino ao Comitê de Adesões do Conselho. O encaminhamento do pedido foi aprovado por unanimidade pelos 15 integrantes do grupo e a reunião durou menos de dois minutos. Atualmente, o Brasil faz parte do Conselho de Segurança, mas como um dos membros rotativos, ou seja, não permanente.

Depois de receber a notícia sobre o encaminhamento do pedido, o chefe da delegação palestina na ONU, Riyad Mansour, afirmou “estamos gratos ao Conselho de Segurança por agir de forma decisiva e clara sobre nosso pedido. O processo está seguindo adiante passo a passo, e esperamos que o Conselho de Segurança assuma sua responsabilidade e aprove nosso requerimento.” Normalmente, o período para avaliar um pedido de adesão pode levar até 35 dias, mas o caso palestino deve exigir mais tempo para chegar a uma conclusão.

Na segunda-feira (26) seguinte à entrega do pedido de adesão à ONU, o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, havia declarado que esperava que a decisão da organização não demorasse mais do que algumas semanas. Para ele, a questão não vai chegar ao ponto de levar meses para ser decidida.

Antes de Abbas seguir em frente com o pedido e realizar um discurso durante a Assembleia Geral da ONU, que aconteceu na semana passada, o presidente norte-americano, Barack Obama, havia informado que usaria o poder de veto dos Estados Unidos para impedir que o Estado Palestino seja reconhecido.