Publicado em: segunda-feira, 26/09/2011

Conheça as taxas cobradas para compras na internet em lojas internacionais

Muitas pessoas acreditam que realizar a compra pela internet em lojas que entregam no Brasil pode ser uma boa opção para evitar os altos preços, porém, na maioria das vezes, os produtos recebem diversas taxas. Para começam, o imposto para a importação corresponde a 60% do valor do produto adicionado do seu frete.

Especialistas indicam que a alíquota cobrada pelos impostos é tão alta porque o governo brasileiro precisa elaborar formas de proteger a indústria nacional. Em alguns casos, a alíquota é definida também em razão da conjuntura econômica”, afirma o presidente do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), João Elói Olenike.

Esta medida do governo foi utilizada como base para o novo aumento do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) que está sendo utilizado para as taxas dos veículos importados. O governo do país concluiu que com o aumento do numero de vendas, as empresas coreanas e chinesas estariam “roubando” os consumidores nacionais.

Além de precisar pagar a taxa de importação, as compras na internet ainda são taxas dos o ICM de cada estado aonde será entregue. O valor do importo leva em consideração não apenas o valor inicial do item, mas também todos os impostos de importação. Outra taxa cobrada é no cartão de crédito pela compra no exterior.

A saída para quem deseja comprar no exterior é fazer a compra em lojas “não oficias”, como o Ebay e o Amazon, que na maioria das vezes manda o item como “presente”. Porém, não existe forme de prevenir se o produto será taxado ou não pela Receita Federal quando entrar no Brasil.