Publicado em: sábado, 18/02/2012

Congresso vazio antes do feriado de carnaval

O Congresso Nacional estava quase vazio durante as sessões parlamentares da última quinta-feira (16) que antecedeu o feriado. Na Câmara dos Deputados, a sessão teve início às 14h, mas perto das 16h15 apenas cinco parlamentares estavam na plenária. O total esperado é de 513.

Embora foram vistos apenas cinco durante a tarde, a Secretaria-Geral da Mesa, confirmou que 76 parlamentares estiveram na Câmara neste dia. O deputado federal Anthony Garotinho (PR-RJ) compareceu à sessão e disse que veio porque foi eleito para isso e que o povo paga para que ele trabalhe e participe das sessões. Sobre a pouca quantidade de deputados na véspera do feriado, o parlamentar disse que o ocorrido do dia não é algo anormal, pois os deputados costumam comparecer no período da manhã e à tarde regressam aos seus estados.

No Senado compareceram apenas oito parlamentares

A mesma situação foi vista no Senado. Por volta das 16 horas, apenas oito parlamentares estavam presentes acompanhando a sessão. O total de senadores é 81, mas como a sessão era não deliberativa, o painel que apresenta o registro de presença e ausência não estava ligado.

Segundo o senador Alvaro Dias (PSDB-PR), que estava presente na sessão, as viagens de carnaval foram programadas “com antecedência”, por isso não era uma sessão deliberativa. O senador afirmou ainda que não concorda com as ausências e diz que tenta, na medida do possível, comparecer em todas as sessões.

Embora o feriado termine na próxima terça-feira (21), os líderes fizeram um acordo e as votações no plenário da Câmara retornarão apenas no dia 28 de fevereiro. O objetivo dessa sessão é analisar o projeto que cria o Fundo de Previdência Complementar do Servidor Público da União (Funpresp). No Senado a previsão também é de retorno apenas no dia 28, quando serão votadas cinco medidas provisórias.